Logo Diário do Estado

Audiência Pública em Coxim discute o Plano Municipal pela Primeira Infância

1 NOV 2024 • POR (Augusto Marques) • 10h20
  divulgação

Na última terça-feira (29), a Câmara Municipal de Coxim foi palco de uma significativa Audiência Pública realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Comissão Municipal Intersetorial. O evento teve como objetivo a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), uma iniciativa que visa fortalecer a atenção e os direitos das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, garantindo que suas necessidades sejam ouvidas e atendidas de forma singular.
A audiência, que contou com uma rica participação do CMPE Caminho Das Letras com as crianças do Pré II F vespertino sob a orientação das professoras Renata , Eluiza e Tânia . Com apresentação A BRUXA MALVADA da Branca de Neve, história essa que enfatiza a importância da coragem e resistência, o poema “Bernardo”, de Manoel de Barros, realizada pela turma da Pré II do Centro de Educação Infantil Nely Martins, sob a orientação da professora Adelaide. Este momento, que encantou os presentes, foi seguido pela declamação da frase de Manoel de Barros pela criança Amanda de Oliveira Nery e a recitação do poema “Bem-te-vi”, também do renomado poeta.
O clima de colaboração e envolvimento da comunidade foi reforçado pela apresentação do Professor Maurício, que deu as boas-vindas a todos, e da professora Daniela, que apresentou a Comissão Intersetorial, responsável pela coordenação e implementação do plano.
Entre os participantes estavam o prefeito Edilson Magro, a secretária de Educação Michelle Proença, o secretário de Cidadania e Assistência Social Rudnei Vendrusculo, a gerente de Gestão das Políticas Educacionais Mariseth Santos Amado, a conselheira tutelar Karen Viviane Vidovix, e a vereadora Marly Nogueira, que representou a Câmara de Vereadores. A presença de profissionais da educação e da comunidade em geral reforçou a importância do diálogo aberto e a construção coletiva do plano.
Durante a audiência, foram apresentadas as diretrizes que guiarão o PMPI, visando garantir que as políticas públicas reflitam de forma eficaz as necessidades das crianças e suas famílias. A população teve a oportunidade de expressar suas ideias e sugestões.