Governo Federal anunciou que vai editar portaria de 2010, que impõe diretrizes forças de seguranças
24 SET 2024 • POR Glenda Melo / Jornal Diário do Estado • 16h18Sempre que abordamos qualquer assunto com a temática polícia, essa pauta se torna um debate acalorado, simpatizantes defendem as forças de segurança pública outros por sua vez opinam que a polícia deveria acabar , que usam da autoridade que o cargo os confere para extrapolar nas abordagens, e você leitor do Diário do Estado, qual sua opinião sobre as polícias?
O fato é que para uma sociedade seja organizada o uso das forças militares precisam existir, imaginem uma sociedade sem polícia para resguardar nossos direitos e zelar pela ordem e pela paz, imaginem o caos que seria se morássemos em um lugar que fosse a terra de ninguém, já pensaram?Sem leis, sem regras, sem justiça, mas ainda existe o outro lado, o lado da população brasileira que relata abusos por parte dos policiais.
Diante de tudo isso um debate começou a ser levantado e promete mexer com toda a sociedade brasileira.
O Governo Lula declarou recentemente que promete editar portaria que impõe regras à abordagem policial e uso da força pelos agentes de segurança, mas na prática o que isso quer dizer?
Reduzir a letalidade das forças de segurança é o objetivo da medida, segundo técnicos do governo.
As diretrizes vão se aplicar à Polícia Civil, Polícia Militar e Guardas Municipais. Elas dizem respeito às abordagens, uso de armas e principalmente, algemas.
O que se sabe até agora é que essa medida ainda não foi efetivada,mas a resposta das categorias em MS já veio assim que souberam dessa novidade, a novidade repercutiu a possibilidade da publicação de novas diretrizes com a Aspra/MS (Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) e o Sindicato da Guarda Municipal de Campo Grande
A associação repudiou a ideia e pediu amplo debate sobre o assunto, por se tratar de um assunto bastante delicado, o sindicato ainda fez uma declaração em que disse o seguinte:
"A proposta de alteração nas regras dessas abordagens, sem a devida consideração das condições reais em que atuam os policiais nas ruas, representa uma grave ameaça à eficácia das ações policiais e à segurança de nossos profissionais. É imperativo que as normativas levem em consideração a realidade das ocorrências, nas quais os policiais militares, em situações de risco, devem agir com rapidez e precisão para proteger suas vidas e a vida dos cidadãos".
O fato é que esse assunto ainda promete dar muito pano pra manga, vamos acompanhar por aqui os desdobramentos.
