Logo Diário do Estado

Farda do Corpo de Bombeiros de MS vai mudar de cor

23 SET 2024 • POR Glenda Melo / Jornal Diário do Estado • 14h18
  São bento em foco

Esqueça a Cor cáqui (marrom claro) utilizada na farda atual dos bombeiros de Mato Grosso do Sul elas estão com os dias contados, isso por que de acordo com o Governo do estado a cor passará a ser laranja.

A nova cor começou a ser usada em junho de 2024 e deve abranger toda a corporação até o segundo semestre de 2025.

Nossa reportagem conversou com a Comandante do 9°GBM (nono grupamento de bombeiros militar) Rayanne Pereira Brum Santos, que nos disse o seguinte: “A utilização do uniforme laranja é uma tendência nacional, defendida pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e já aderida por mais de 20 estados da federação. A padronização da cor cria uma identidade visual que possibilita ao cidadão identificar um bombeiro em qualquer cidade do país. O fardamento tem a cor universal do salvamento e facilita a visualização dos militares, principalmente em situações de ocorrências noturnas, locais de difícil acesso ou em meio à vegetação, por dificultar a camuflagem. Por esse motivo, melhora a comunicação visual e garante mais segurança aos bombeiros, que podem ser vistos a longa distância, essa mudança na cor da farda já vinha sendo estudada e divulgada em meio a tropa, não foi uma mudança repentina. Então todos já estavam cientes. A mudança será gradativa, por enquanto tanto o fardamento cáqui como o laranja estão vigentes” finaliza a Comandante Rayane.

Independente da cor, o que nós temos certeza é que a mudança não irá comprometer a qualidade dos atendimentos desses heróis de plantão.