Logo Diário do Estado

Com articulação de Zeca e do Legislativo, MS vai elaborar plano de trabalho contra queimadas

20 SET 2024 • POR Assessoria • 09h28
  Assessoria

Mato Grosso do Sul vai elaborar um plano de trabalho a ser enviado ao Governo Federal com ações para reduzir os impactos causados pela seca e pelas queimadas na agricultura familiar. A decisão foi tomada na tarde da última quarta-feira (18), durante reunião no plenarinho da Assembleia Legislativa (Alems), que contou com as presenças dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), do governador Eduardo Riedel, de deputados estaduais e de membros da bancada federal de MS.
O encontro, proposto pelo deputado estadual Zeca do PT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas, foi coordenado pelo presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), e teve, ainda, a participação das deputadas Gleice Jane (PT) e Mara Caseiro (PSDB) e dos deputados Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB). Também estiveram presentes a senadora Soraya Thronicke (Podemos), a deputada federal Camila Jara (PT), o deputado federal Vander Loubet (PT) e Izadora Gama Brito, secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, além de secretários de Estado e outras autoridades.
Na reunião, foram discutidas saídas para a situação dos agricultores familiares, afetados pela seca. Em coletiva de imprensa, antes da reunião, Zeca do PT relatou, brevemente, a situação dos agricultores familiares, que motivou a realização do encontro desta quarta-feira.
“Essa ideia surgiu a partir de visitas que fiz às regiões mais adensadas da agricultura familiar, como por exemplo, o município de Itaquiraí, onde o fogo queimou inúmeros assentamentos quase na sua totalidade”, disse, acrescentando que o problema também é grave em outros municípios. “Não tem água, acabou pasto, não tem leite, não tem produção, não tem comida. Então, desesperado com o que presenciei, resolvi pedir socorro. De lá mesmo de Itaquiraí liguei ao governador Eduardo Riedel, que nos atendeu prontamente”, acrescentou.
Antes de tratar sobre a questão específica dos impactos das queimadas na agricultura familiar, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da presença do Governo Federal em ações conjuntas com o Estado no combate à pobreza. “Mato Grosso do Sul é um estado que, em parceria com o Governo Federal, busca extinguir a extrema pobreza. Nós temos a terceira menor pobreza extrema do Brasil. Isso não é motivo de orgulho, porque enquanto tivermos situação de pobreza extrema, temos que buscar solucioná-la”.
Riedel também falou sobre as discussões que resultaram na reunião desta tarde. “O deputado Zeca, numa ação extremamente rápida, nos acionou, sobretudo com a situação em Itaquiraí, para que pudéssemos buscar soluções fora dos programas convencionais. Então, o objetivo aqui é, através do fortalecimento da parceria entre Estado e União, buscarmos ações de políticas públicas para atendermos essas necessidades emergenciais”, afirmou.(Assessoria)