Pescador de MS fisga pintado de 1,76m e bate recorde no Brasil
6 SET 2024 • POR José Câmara, g1 MS • 15h41"Nave, monstruoso e gigante". Estes são alguns dos adjetivos dados pelo guia de pesca Romário Godez ao maior pintado já fisgado no Brasil. O pescador foi responsável pelo feito, ontem quinta-feira (5), no rio Dourados, em Fátima do Sul (MS). O fim da pescaria foi filmado e compartilhado nas redes sociais.
"Olha o tamanho da nave. É uma nave a ser preservada para dar alegria para outros pescadores", diz entusiasmado no vídeo feito logo depois da batalha para fisgar e controlar o peixe.
Ainda eufórico com o feito, Godez conversou com o g1 sobre a pescaria, a paixão pelos rios e como ocorreu o feito. O pescador esportivo explicou que, logo após a batalha, enviou vídeos, fotos e dados do peixe para a "Brazilian Game Fish Association" (BGFA), associação que homologa e registra os recordes dos gigantes dos rios brasileiros (entenda mais abaixo o processo de homologação e recordes).
Pescaria alucinante
Pescador fisga o maior pintado do Brasil. — Foto: Arquivo pessoal
O dia começou cedo. Logo na manhã, Godez e um cliente saíram rumo ao rio Dourados para a pescaria. As primeiras horas não foram tão otimistas quanto aos peixes fisgados pela dupla. Entretanto, após o almoço, o jogo virou completamente.
"Estava eu e um cliente, saímos para pescar. Estava bem frio, um frio intenso. Não tinha certeza de pegar peixe, mas fomos para cima. No frio os peixes não saem tanto. Depois do almoço, fomos para um trecho que conheço, lá sempre tem peixes gigantes", detalhou Godez.
O pescador relembra que lançou a isca artificial ao rio duas vezes, não teve retorno em nenhuma das tentativas. Sem desistir, Godez jogou mais uma vez, não demorou muito para ele sentir o peso do gigante pintado na vara.
"No terceiro arremete engatou. Já tenho a manha. Falei para o meu amigo: 'é monstruoso!' Já estava acostumado com a briga. Eu só pedia para Deus proteger o peixe, eu queria tirar uma foto com aquela nave".
A briga entre pescador e peixe durou cerca de 30 minutos. "Quando o peixe é maior, a briga é maior. Adrenalina é extremamente maior. Fisguei o peixe, ligamos o motor e começamos a cercar o animal. Fui cercando ele, sempre entendendo o espaço. O peixe até puxou meu barco, foi uma loucura".
Mais tranquilo, Godez lembra com carinho das sensações durante a disputa. O pescador explicou como a mente dele agiu para garantir o fim feliz, às margens do rio Dourados. "Uma parte da cabeça funciona para fazer tudo certo e a outra vai a 100% de adrenalina. É inexplicável a sensação, é muito diferente".
O pescador esportivo conduziu o animal a uma das margens do rio para fazer o registro. Depois da comemoração, Godez tirou foto, mediu e até beijou o gigante pintado. Logo em seguida, o animal foi solto e voltou ao curso do rio.
"Cada peixe que eu solto, devolvo ao rio, eu ganho outro futuramente. Incentivo as pessoas a fazerem o pesque e solte. Antes de colocar os pés no barco, faço minha oração para a minha pescaria ser abençoada. Quem preserva, tem! Aqueles que fazem o bem, Deus abençoa", disse emocionado.
