Tornado de fogo é registrado pela 2ª vez durante incêndio no Pantanal de MS
3 SET 2024 • POR Débora Ricalde, Liniker Ribeiro • 09h57Um tornado de fogo foi registrado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana (MS), onde as chamas têm ameaçado propriedades privadas. Ontem segunda-feira (2), brigadistas também registraram um caminhão pipa trabalhando para combater a turfa - um dos incêndios florestais mais complexos.
O tornado foi registrado na sexta-feira (30) pelo sub-tenente Silvio Lucas Costa, do Corpo de Bombeiros. Ele fez parte da equipe que veio do Rio Grande do Sul ajudar no combate ao fogo na região da Fazenda Santa Maria, em Aquidauana, a 136 km de Campo Grande.
Segundo ele, os incêndios começaram na região no dia 27 de agosto, quando os próprios fazendeiros e trabalhadores deram início ao combate. O serviço foi reforçado com a chegada dos militares, na quinta-feira (29). Eles ficaram no local até domingo (31) e, ontem segunda-feira (2), o fogo no local está controlado.
Conforme os meteorologista da Climatempo, o tornado de fogo se forma quando grandes incêndios geram calor intenso, fazendo o ar quente subir rapidamente e criando fortes correntes ascendentes.
"Ventos fortes que encontram essas correntes podem começar a girar devido a redemoinhos ou mudanças na direção do vento. Importante destacar que nos últimos dias o vento estava bem intenso no estado. O calor extremo cria uma área de baixa pressão ao redor do fogo, atraindo mais ar e intensificando o giro. À medida que o ar quente e ascendente gira, ele forma uma coluna de fumaça visível, funcionando de forma similar a um tornado comum", explica.
