Se precisar, peça AJUDA !!! campanha setembro amarelo começa em todo Brasil
2 SET 2024 • POR Glenda Melo/ Diário do Estado • 11h37Com certeza você conhece alguém que atravessa essa situação, ou talvez você mesmo esteja atravessando este momento, mas nós aqui do Diário do Estado queremos te dizer: Você não está sozinho (a) !!!!!
Ao contrário daquilo que muitos dizem, especialistas como o psicólogo, Professor Doutor em Saúde mental, professor da UFMS do campus de Coxim Carlos Gaudioso diz que devemos sim falar sobre a depressão, segundo ele a informação é uma grande aliada no tratamento contra a depressão.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo,em 2024 o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Em Coxim palestras, encontros e outras ações acontecerão durante todo o mês de setembro, com intuito de encorajar as pessoas que sofrem desse mal a buscar ajuda.
Aqui em Coxim temos o CAPS, lugar de referência para o tratamento da depressão e outros transtornos, existe ainda muito preconceito sobre o falar de depressão e outros transtornos, mas a cultura do preconceito, do julgamento precisa ser trabalhada, por que esses pensamentos de pessoas desinformadas atrapalham muito as pessoas que precisam de ajuda, por vergonha, medo de ficarem expostos e serem vistos como incapazes pela sociedade.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Falaremos muito sobre este tema tão importante durante todo mês de setembro e caso você precise de ajuda, procure o CAPS de Coxim que fica localizado na rua: Afonso Costa Campos - Sr. Divino, Coxim, com telefone: (67) 3291-4052
E lembrem-se, se precisar de ajuda não sinta vergonha,PEÇA !!!!!
