Cientista de MS é destaque internacional por criar próteses controladas com a força do pensamento
19 AGO 2024 • POR Maressa Mendonça, g1 MS • 09h14Imagine movimentar próteses e outras tecnologias apenas com a força da mente. Com a neurotecnologia, isso já é realidade, e um cientista sul-mato-grossense foi reconhecido internacionalmente por suas contribuições nesta área.
Luiz Fernando da Silva Borges, de 26 anos, é o único do estado a integrar a seleta lista dos empreendedores mais inovadores do Brasil com até 35 anos, divulgada pela MIT Technology Review, plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sexta-feira (16).
Borges faz engenharia da computação no Inteli e lidera pesquisas focadas no tratamento e reabilitação de diversas condições médicas. Com a neurotecnologia, ele quer melhorar a qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral, adultos paraplégicos e vítimas de AVC.
Este ano, o cientista, nascido em Aquidauana, fundou a Kortex Corp, uma empresa dedicada ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias baseadas em interfaces cérebro-máquina não invasivas.
A Kortex Corp oferece soluções práticas para a sociedade através da tecnologia, contribuindo para que Borges fosse incluído na lista Innovators Under 35, que busca identificar empreendedores cujo trabalho promete impactar as próximas décadas.
Não é a primeira vez que Borges é reconhecido por suas contribuições: antes mesmo de entrar na faculdade, ele desenvolveu um método para controlar próteses robóticas de membros superiores com sensibilidade tátil, um avanço que lhe rendeu uma premiação do Lincoln Laboratory do MIT, que batizou o asteroide (33503) Dasilvaborges em sua homenagem.
Cientista de MS é destaque internacional por criar próteses controladas com a força do pensamento | Mato Grosso do Sul | G1