Logo Diário do Estado

Especialistas discutem ações para alavancar o setor que é destaque em MS

8 AGO 2024 • POR (Rafaela Moreira, g1 MS) • 09h35
  Foto: Rafaela Moreira/ TV Morena

Localizado em território fértil, Mato Grosso do Sul sempre é destaque pelo potencial do agronegócio. Para alavancar ainda mais o setor, que é essencial para o desenvolvimento do país, o 1º dia de Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav), reuniu especialistas para discutir sobre segurança alimentar, distribuição de insumos e o fortalecimento dos trabalhos no campo.
 O evento tem como tema central "Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo", e reúne liderança do agro brasileiro durante três dias. Entre as autoridades presentes nesta terça-feira (6), a senadora Tereza Cristina (PP) apontou que Mato Grosso do Sul está “inteiramente inserido na agroeconomia”. 

Segurança alimentar 
Na abertura do Congresso, o engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, defendeu a necessidade urgente de uma estratégia integrada no Brasil para que o país se consolide como guardião mundial da segurança alimentar e energética.
O especialista alertou que o agronegócio brasileiro precisa expandir 40% nos próximos 10 anos, para suportar o crescimento mundial na demanda de alimentos projetada pela Organização Mundial para Alimentação e a Agricultura (FAO). Em sua apresentação, ele ressaltou a importância de uma abordagem abrangente que inclua diversas frentes. 
Segundo o ex-ministro, este desafio foi posto naturalmente ao Brasil exatamente pelo fato de que o modelo de agricultura tropical desenvolvido em nosso país é o único capaz de elevar a produção, por meio de ganhos de rendimento e em acordo com a proteção ambiental e as mudanças climáticas. “Outras regiões agrícolas tropicais do mundo – África subsaariana e sudoeste asiático - também podem contribuir, mas o Brasil é o protagonista”.
Rodrigues apontou quatro problemas que assombram o mundo e precisa ter atenção de toda sociedade, sendo eles: segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social. 

Distribuição de insumos
O setor de insumos abrange tudo o que o agronegócio precisa para a produção, desde mão de obra a sementes, máquinas, adubos e agroquímicos.
O presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio, destaca que os distribuidores de insumo sempre estiveram na vanguarda para enfrentar as adversidades e promover o desenvolvimento no campo. “Esse compromisso com os produtores rurais brasileiros têm ajudado a posicionar nosso país como líder do agro no mundo” destacou.

 Fortalecimento do agronegócio 
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP), ministrou uma palestra para falar sobre o trabalho realizado no Congresso pela defesa e fortalecimento do setor. Atualmente a bancada conta com 50 membros no Senado Federal, enquanto na Câmara dos Deputados são 304 deputados, que totalizam 354 parlamentares.
“Nós [Brasil] somos os maiores produtores do mundo. Outros países têm medo da potência que podemos nos tornar. É fato que os produtores são resilientes, competentes e isso às vezes assusta”.