Óculos com câmera para agentes de trânsito é a nova tecnologia em MS
17 MAI 2024 • POR (Renata Fontoura/primeirapágina) • 10h02O trânsito em Mato Grosso do Sul está cada dia mais tecnológico. Além do monitoramento por câmeras e drones, os agentes têm mais uma ferramenta: um óculos com câmera que escaneia as placas dos veículos.
O óculos funciona da seguinte maneira: quando o agente mira o acessório na direção da placa do veículo, ele tem, em tempo real, várias informações sobre o mesmo. O sistema não multa, mas é um aliado no combate ao crime.
“Nosso sistema, hoje, realiza o monitoramento das rodovias estaduais e em alguns municípios. O nosso objetivo é acompanhar todo o tráfego desses veículos em Mato Grosso do Sul e, através da checagem que a câmera faz na rodovia, ela busca a foto do veículo, lê todos os caracteres da placa e, automaticamente, nosso sistema faz buscas na base nacional do Ministério Público de Segurança Pública e Senatran [Secretaria Nacional de Trânsito], tudo em tempo real, para os operadores da central ter todas as informações do veículo, como furto, roubo ou clonagem”.
Ruben Ajala, chefe da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário
Pelo menos 15 agentes atuam na central e monitoram mais de 250 câmeras instaladas em Campo Grande e em 15 cidades do interior. Cada par de óculos custa R$ 5,5 mil. O Detran-MS possui 5.
Conforme o órgão, na fase de testes, o serviço de inteligência ajudou a recuperar veículos furtados, roubados e a combater crimes de tráfico de drogas, contrabando a partir do monitoramento de 283 veículos.