Logo Diário do Estado

Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março

1 MAR 2024 • POR (Agencia Brasil) • 09h21
  Paulo Pinto – Agencia Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março.  Em  nota,  o  Ministério  da  Saúde  informou  que  a  imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A pasta informou ainda ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul a partir do dia 20 de março. Municípios do Norte já realizaram a imunização entre novembro e dezembro do ano passado, atendendo às particularidades climáticas da região.
De acordo com o ministério, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. Nessa quarta-feira (29), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que a pasta vem observando uma antecipação da circulação de vírus respiratórios no Brasil.
A  dose  utilizada  é  a  trivalente  e,  portanto,  conta  com  três  tipos  de  cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa do ministério é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.