Logo Diário do Estado

Advogado de MS preso há 48 horas em aeroporto de Israel relata angústia para voltar para casa

9 OUT 2023 • POR Rafaela Moreira e Alysson Maruyama • 09h28
  Ely Silveira

O brasileiro Ely Silveira vive momentos de angústia e incertezas em Israel ao presenciar o conflito entre israelenses e palestinos, iniciado após o ataque do grupo extremista Hamas. O advogado está preso no aeroporto de Tel Aviv há 48 horas, ainda sem saber quando vai conseguir sair do país.

“Estou no aeroporto há 48 horas, sem saber como vai ser. A situação do país é bem crítica, mas aqui no aeroporto está tranquilo. O último alarme que teve foi ontem à noite, eu estava na área de embarque e mandaram todos entrarem dentro das lojas, que tem os lugares mais seguros para se afastar dos vidros, só que não aconteceu nada”.   

Ao g1, o Ely relatou que os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país, região em que ele estava minutos antes dos ataques começaram. O advogado conta que descobriu que o país estava sendo atacado quando chegou ao aeroporto de Tel Aviv, o maior do país.

Natural de Mato Grosso do Sul, Ely estava em Israel para visitar familiares.

“Estava no sul de Israel, que foi muito atacada pelos terroristas do Hamada, inclusive com prédios e hospitais atingidos, pessoas desaparecidas. Eu saí antes dos ataques começarem, acredito que 30 minutos antes, quando soube já estava no aeroporto. A gente não sabe o que vai acontecer, a gente fica apreensivo com uma possível piora”.

O brasileiro esperava sair de Tel Aviv, capital de Israel, neste sábado (7), mas o voo foi cancelado após os ataques do grupo islâmico. “A gente espera que a situação melhore logo, que o povo de Israel e da Palestina possam viver em paz”.