Ampliação da malha aérea: estudos vão indicar o futuro de 20 aeródromos de MS
4 OUT 2023 • POR (Laine Breda, Comunicação EPE/Bruno Chaves, Comunicação Seilog/Governo de MS) • 09h16Os estudos de pré-viabilidade são voltados para prestação de serviços especializados de consultoria para elaboração de estudos que visam eventuais concessões de 20 aeródromos regionais e planos diretores para 5 aeródromos de Mato Grosso do Sul.
Entram na fase de estudos para concessão os aeroportos dos municípios de Água Clara, Amambaí, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
O mapeamento - tanto dos aeródromos privados quanto públicos - identificará a dinâmica de cada aeroporto e resultará no levantamento de possibilidades de concessão ou parceria público-privada (PPP). A tratativa com cada titular envolvido será realizada conforme o andamento do processo, antes da concessão.
Eliane Detoni, secretária especial de parcerias estratégicas, esclarece o motivo de contratação da Infra S.A. para realizar os estudos.
O Governo do Estado sinalizou a necessidade de incorporar ao estudo a realização do Plano Diretor dos aeródromos de Bonito, Dourados, Três Lagoas, Naviraí e Porto Murtinho. Caso não houver viabilidade de concessão, os estudos serão utilizados no planejamento de melhorias e futuros investimentos da Seilog - Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul.
"O governador Eduardo Riedel solicitou à Seilog a inclusão nos estudos, esses cinco municípios, para a realização do plano diretor. Para que possamos estudar a possibilidade de uma concessão dos aeródromos. Caso não alcance números favoráveis para a concessão, esses estudos vão servir para investimentos com recursos próprios nesses aeroportos, que são extremamente importantes regionalmente. Temos um plano aeroviário de 250 milhões garantidos, pelo governador, para investirmos nos aeródromos do Estado. Um estudo como esse, levantamento de viabilidade, possibilita a aplicação de recursos corretamente, onde é necessário de fato”, afirma o secretário de infraestrutura e logística Hélio Peluffo. Prazos
Dentro de 30 dias será publicado, em Diário Oficial, o extrato de contrato autorizando a empresa Valec engenharia, construções e ferrovias S.A. - Infra S.A a iniciar os estudos de pré-viabilidade.
Assim que iniciados a empresa terá 6 meses para entrega dos estudos dos 20 aeródromos e 12 meses para entrega dos 5 planos diretores.
