Câmara de São Gabriel do Oeste lança campanha contra queimadas
31 JUL 2015 • POR Assessora de Imprensa • 09h08O período de estiagem favorece as queimadas, devido ao clima seco e ventos constantes. Esses fatores contribuem para propagação de incêndios ocasionando aumento de doenças respiratórias e prejuízos ao meio ambiente.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atualmente em Mato Grosso do Sul foi registrado de janeiro a julho desse ano 1193 focos de queimadas contra 890 em relação mesmo período de 2014, representando um aumento de aproximadamente 34%.
Com o objetivo de realizar um trabalho preventivo, de orientação e conscientização, a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste inicia uma campanha para o combate às queimadas urbanas e rurais, denominada ‘Apague esta Idéia’.
São Gabriel do Oeste tem forte atividade agrícola, focos de incêndio podem trazer graves prejuízos econômicos e ambientais, além do aumento do número de atendimentos nas Unidades de Saúde por problemas respiratórios.
Conforme o art. 250 do Código Penal causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é crime com pena de reclusão de três a seis anos, e multa. No perímetro urbano de São Gabriel do Oeste a Lei Municipal nº 915/2013 proíbe a queima do lixo orgânico ou inorgânico e prevê multa aos infratores.
