Logo Diário do Estado

Com investimentos no saneamento básico, governador traça metas e avalia planejamento da Sanesul

14 SET 2023 • POR (Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS) • 09h21
Foto: Álvaro Rezende  

Para tratar as estratégias relativas ao cumprimento da meta de universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul até 2031 – dois anos antes do marco regulatório –, o governador Eduardo Riedel participou de uma reunião de trabalho com a diretoria da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul)
No encontro, realizado na manhã de ontem quarta-feira (13), também foi tratado sobre os investimentos atuais, projetos futuros, e questões relativas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios.
“Temos uma importante tarefa, e garantindo saneamento básico estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas. Isso reflete diretamente na saúde da nossa gente”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
A reunião de trabalho contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), além do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, Leopoldo Godoy (Engenharia e Meio Ambiente), Marcia Helena Santana (Administração e Finanças) e Madson Roberto Valente (Comercial e de Operações).
"Vimos os indicares, projeções e perspectivas para olhar o presente contemplando o futuro. Mato Grosso do Sul já possui universalidade da parte da água, mas precisamos alcançar essa universalidade no serviço de coleta e tratamento de esgoto. A Sanesul é uma empresa organizada que tem sido sinônimo de eficiência para que a gente possa, juntos, alcançar esses índices tão importantes para a saúde e qualidade de vida dos sul-mato-grossenses", disse o vice-governador, Barbosinha.
“Apresentamos a situação atual da Sanesul, em relação aos investimentos, operações e o andamento do contrato de PPP (Parceria Público-Privada). E atualização de cada uma das áreas. O Estado continua a crescer e temos que manter os investimentos”, afirmou Godoy. 
O Governo do Estado trabalha para antecipar o marco legal do saneamento básico, que dá prazo até 2033 para garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. No Estado, a meta de acesso a água já foi alcançada e a previsão é atingir a meta de garantir coleta e tratamento de esgoto em todos os domicílios nos 68 municípios onde a Sanesul presta serviços até 2031. 
Para conectar as moradias ao sistema de esgotamento sanitário, são executados serviços de desobstrução até às estações de tratamento, manutenção preventiva da rede coletora e estações elevatórias.