Logo Diário do Estado

Empresa é multada em R$ 30 mil por construir represas e assorear córrego

1 FEV 2023 • POR CGNews • 15h21
  (Divulgação/PMA)

Empresa localizada em Aquidauana foi multada em R$ 30 mil, após construir três represas, sem autorização, em uma fazenda no distrito de Piraputanga. A autuação foi feita por Policiais Militares Ambientais de Aquidauana, durante fiscalização na propriedade, e as atividades foram interditadas.

Todas prejudicaram as áreas protegidas de vegetação florestal, margens e leito do córrego. As represas foram construídas na calha do curso d'água, afluente do córrego Piraputanga, no qual, deságua no rio Aquidauana.

Conforme a PMA, o impacto ao ambiente foi ainda maior nos mananciais, devido a uma das represas ter se rompido e assoreado o próprio córrego.

Os responsáveis vão responder por crime ambiental de degradação de área protegida, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Além disso, terão que apresentar junto ao órgão ambiental Estadual o Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada).