Logo Diário do Estado

Prefeitura de Coxim avança na substituição de lâmpadas comum por LED

24 NOV 2022 • POR Augusto Marques/AssCom PMC • 08h56
  Divulgação/AssCom PMC

A Prefeitura de Coxim continua melhorando a iluminação pública, principalmente, na substituição das lâmpadas convencionais por LED, que além de gerar economia considerável, tem claridade mais eficiente e dá mais segurança aos moradores do município.

A troca está sendo realizada pelo setor de Iluminação Pública, subordinada à Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, contemplando as principais vias de 24 bairros. 

Conforme o gerente da pasta Celso do Espírito Santo, a utilização das lâmpadas de LED não é proposta somente pelo fato da inovação tecnológica e estética da cidade, mas também, por oferecer maior conforto visual e segurança, já que tem o tom mais claro e preciso de luz, garantindo mais claridade e visibilidade.

A sustentabilidade também está tratada com grande relevância, o uso do LED evita a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono (CO) na atmosfera, ou seja, o uso do LED reduz significativamente a emissão do dióxido associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.

Para o prefeito Edilson Magro esse é um serviço de muitos outros que estão acontecendo no município: "estamos vivendo em um verdadeiro "canteiro de obras" em todos os lugares, existe uma obra em andamento, graças a parceria com o Governo do Estado, a troca das lâmpadas tradicionais por LED vem para contribuir com esse momento, pois, além de deixar a cidade mais bonita, melhora a segurança e gera economia",  disse o prefeito.

Inicialmente, a substituição por LED abrange as principais ruas dos bairros Piracema, Santo André, Mendes Mourão, Jardim São Paulo, Silviolândia, Jardim Bela Vista, BNH, Jardim das Estrelas, Flávio Garcia, Altos de São Pedro, Jardim Aeroporto, Centro, Santa Maria, Santa Marta, Senhor Divino, Vista Alegre, Vila Santana, Olivo Khol, Conjunto Habitacional Taquari, Vila Bela 1, 2 e 3 e Previsul.

Recentemente, o bairro Nova Coxim passou por uma ampla reestruturação com limpeza, alargamento, patrolamento, cascalhamento e levantamento de vias. A ação no bairro incluiu ainda a troca de lâmpadas comuns por LED das principais ruas.

Vale reforçar que o cidadão de Coxim pode fazer a solicitação de manutenção da iluminação acessando o site da prefeitura. A ferramenta, que está disponível desde julho do ano passado, visa facilitar o pedido da população, dando agilidade na prestação do serviço.

Para usar o serviço, basta acessar o site da prefeitura de Coxim e clicar no menu esquerdo no item Iluminação Pública, ou acessar o endereço eletrônico https://iluminacao.coxim.ms.gov.br/.