Logo Diário do Estado

PMA autua 53 pescadores e apreende 269 kg de pescado durante A operação Pesca Legal

2 SET 2022 • POR Maikon Leal, Coxim Agora • 08h45
  PMA

A Polícia Militar Ambiental deflagrou no dia (7) de julho às 8h00 a “Operação Pesca Legal”, que visa ao desenvolvimento de operações sistemáticas de prevenção e repressão à pesca predatória no Estado. A operação, que durará até o final do mês de setembro, é dividida pelas seis Companhias do Batalhão, dentro dos municípios sob suas responsabilidades fiscalizatórias. Com as 27 subunidades, as companhias desenvolvem operações com duração de 72 horas, pelo menos duas ao mês, com datas definidas por cada Comandante, conforme os levantamentos realizados pelo Serviço de Inteligência. 

NÚMEROS
Nesses dois meses iniciais da operação Pesca Legal foram autuados 53 infratores e apreendidos 269 kg de pescado. Dos 53 autuados, 30 foram por crime de pesca predatória, 6 (seis) por pescarem utilizando iscas vivas silvestres ilegais da espécie minhocoçu, o que também é crime e 17 foram autuados por pescar sem a licença obrigatória, fato que não é crime, mas trata-se de infração administrativa. 

DRONES
Os drones estão sendo utilizados na operação e têm funcionado como uma importante ferramenta nos trabalhos preventivos em todas as operações da PMA. Com os aparelhos, os infratores têm ficado com receio de serem identificados pelas imagens e os drones permitem que os Policiais possam fiscalizar grandes áreas de rios, inclusive, acampamentos de pescadores, ou outros crimes no entrono dos rios, sem serem percebidos, o que dificulta ainda os avisos via celular aos infratores, que são comuns quando as equipes estão nos rios, ou a campo.