Morte de casal brasileiro em caso suspeito de feminicídio choca região do Canadá
19 AGO 2022 • POR G1 • 15h51Uma brasileira que vivia na província do Québec, no Canadá, foi morta em um caso que está sendo investigado pela polícia como feminicídio e violência doméstica, segundo a imprensa local. O corpo da vítima, Kamila Rodriguez Vital De Queiroz, foi achado dentro de casa, na cidade de Sainte-Marthe-sur-le-Lac, onde morava havia dez anos.
Na residência, estavam os dois filhos, crianças de idade não revelada pela polícia. O pai da mulher, que, segundo a imprensa, estava na cidade visitando a filha, foi encontrado amarrado no porão. O marido dela, o também brasileiro Jonathan Queiroz, foi encontrado gravemente ferido dentro do carro, em uma rua próxima à residência do casal. O homem foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A imprensa local informou que o corpo da mulher tinha marcas de ferimentos de arma branca, mas não explicou como o marido dela foi ferido. As autoridades policiais não deram mais detalhes sobre a investigação e não explicaram, por exemplo, quem teria amarrado o pai de Kamila.
Apesar de a jornais locais terem noticiado que a vítima foi morta pelo marido, as autoridades policiais não confirmaram que Jonathan seja o autor do crime.
A reportagem, a brasileira Rosane Rodrigues-Bachand, que vive na cidade e é conselheira comunitária do Centro de Integração Brasil-Québec, contou que casos de feminicídio são muito raros, mas que, nos últimos meses, tem recebido pedidos de ajuda por parte de brasileiras que moram lá.
"Nos últimos meses, eu recebi vários pedidos de ajuda de brasileiras. Quando você é imigrante, perde a base de apoio e pode se tornar um alvo em potencial", disse. "Esse crime chocou toda a comunidade brasileira estabelecida no Québec. O principal jornal abriu falando desse caso. A violência doméstica é rara aqui".
A reportagem entrou em contato com o Itamaraty, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido resposta.
