Logo Diário do Estado

AUXÍLIO TAXISTA

O Auxílio Taxista começa a ser pago em 16 de agosto

5 AGO 2022 • POR Glenda Melo, Diário do Estado • 08h42
  Imagem Ilustrativa

O Auxílio Taxista benefício destinado pelo governo federal aos motoristas devidamente cadastrados na prefeitura de seu respectivo municíoio, será pago em parcelas mensais de R$1 mil reais cada, de julho a dezembro. Em agosto vão ser depositadas duas parcelas, o primeiro pagamento será em 16 de agosto, já o pagamento dos taxistas incluídos na segunda etapa está previsto para o dia 30.
O benefício é devido aos motoristas de táxi titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital ou que sejam motoristas de táxi com ambos em regular e efetivo exercício da atividade profissional.
O auxílio de R$ 2 bilhões para os motoristas de táxi de todo o Brasil, o Bem-Taxista (Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis) foi aprovado pelo Congresso Nacional na chamada PEC Kamicaze.
Pelo menos por enquanto, segundo o ministério, os taxistas não precisam fazer nada, tudo é com o poder público municipal que é responsável pelo cadastro da categoria nos municípios, já que é um sistema de transporte de passageiros gerido e fiscalizado pelas prefeituras.
Os cadastros dos motoristas e permissionários serão enviados e, desde que o motorista respeite os pré-requisitos estabelecidos pelo MTP, o pagamento será feito no dia 31 de agosto.
O intuito do projeto é ajudar os profissionais que também tiveram suas economias e vida finaceira afetadas durante o período da pandemia e hoje estão se reerguendo para que possam honrar seus compromissos e assim possam voltar com a vida financeira à normalidade.