Logo Diário do Estado

Feirantes da agricultura familiar voltam a comercializar na Concha Acústica

8 FEV 2022 • POR (Glenda Melo) • 09h11
  (Glenda Melo)

Após tempos de incerteza por conta da pandemia da COVID-19 os feirantes da concha acústica comemoram o retorno do movimento no local. Em conversa com a representante dos feirantes Juscilene Eugênio de Oliveira na última sexta-feira, que também possui sua barraca de artesanato, ela conta sobre as dificuldades encontradas durante o período de pandemia. Ela relata que, aproximadamente 15 barracas foram fechadas durante a pandemia, pois o movimento caiu e alguns feirantes ficaram com medo de retomar e o prejuízo ser ainda maior.
A feira é o principal canal de comercialização dos produtores da agricultura familiar, onde se comercializa produtos de qualidade direto ao consumidor eliminando o atravessador. 
Hoje a feira conta com dezessete barracas, entre elas, artesanatos, alimentação, frutas e verduras, legumes, hortaliças, além da feira também contar com Espaço KIDS para atender as necessidades de recreação das crianças que acompanham os pais durante as compras
A feira da concha existe desde 2017 e o espaço é cedido pela Prefeitura Municipal de Coxim sem nenhum custo mensal para os feirantes e sua manutenção também é feita pela prefeitura. 
A representante dos feirantes explica que todos os produtos vendidos na feira vêm da agricultura familiar e que durante a pandemia para que a feira sobrevivesse, foi ofertado o serviço de DRIVE-THRU, em que os motoristas estacionavam seus carros nas imediações da feira e eram atendidos dentro de seus veículos para que não houvesse a necessidade de descer e assim causar aglomeração. “Foi um período muito triste e difícil para nós feirantes, relata Juscilene.” 
Durante o tempo em que nossa reportagem esteve na feira notamos um ambiente muito saudável, alegre, seguro e familiar para população coxinense. Ao lado da feira ainda é possível que as famílias possam levar as crianças ao parquinho que foi totalmente revitalizado, assim combinando as compras com alimentação e recreação para os pequenos. Ponto de encontro semanal para reunir amigos e familiares.
 Jusceline diz que conta com a participação e incentivo da população coxinense para que os feirantes que abandonaram retornem, e assim voltem a movimentar ainda mais o espaço e os que permaneceram não abandonem. 
A feira da concha acústica, acontece todas as terças e sextas-feiras das 16:00 ás 22:00 horas. É muito importante salientar que todos os alimentos vendidos na feira são produtos orgânicos, sem agrotóxico e que a agricultura familiar é extremamente importante para a economia do município, fazendo assim que o pequeno produtor venda seus produtos e assegurando que os consumidores estão levando para sua casa produtos de qualidade.
A eleição para escolher seu representante acontece de dois em dois anos. (Glenda Melo)