Logo Diário do Estado

Rio Verde: Igreja doa cadeira de rodas à portadores de necessidades especiais

9 ABR 2015 • POR Assessoria de Imprensa • 09h51

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias através da Rede Brasileira de Cooperação ao desenvolvimento (UNEPE),  num programa de parceria com a APAE/Prefeitura Municipal/Secretaria de Assistência Social, doou na tarde de terça-feira (07), cinco cadeiras de rodas, à portadores de necessidades especiais de Rio Verde.
Os beneficiados fizeram avaliações com a fisioterapeuta, Bruna Gonçalves que tem realizado trabalho com os componentes daquela entidade. O trabalho humanitário faz parte de uma parceria de vários anos entre a Igreja e a Unepe.
Pesquisas indicam a existência ao redor do mundo de 100 a 130 milhões de pessoas que precisam de uma cadeira de rodas e que não têm condições financeiras para comprar. No Brasil, cerca de 10% da população é deficiente física e destes, em torno de 250 mil necessitam de uma cadeira de rodas. No Brasil já foram doadas cerca de 6 mil cadeiras de rodas nos últimos anos.
Estiveram presentes na solenidade de entrega, o prefeito Mário Alberto Kruger, a vice-prefeita Dinalvinha Viana, a diretora Eliane Guides, a coordenadora pedagógica Mercedes Albuquerque, a secretária Jéssica Nogueira e a Assistente social Janaina Lima Couto Almeida.
As cadeiras já vieram com as medida de cada um que foram beneficiados com essa doação. Os beneficiados foram os cadeirantes: Deorice Moura de Freitas; Manoel José dos Santos; Odair  Lopes de Souza, Rogério Bernardo da Cunha e Valfrido Gomes de Miranda.
 “Queremos agradecer à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por esse nobre gesto de solidariedade”, apontou o prefeito Mário Kruger.
A Igreja  de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fornece auxílio e projetos de desenvolvimento para propósitos humanitários em países do mundo inteiro. Os projetos são realizados sem levar em conta a nacionalidade ou a religião das pessoas.
 “Iniciativas como essa só são possíveis graças à aproximação da igreja, das entidades e da sociedade com projetos que ajude efetivamente a quem mais precisa”, conclui Dinalvinha Viana.
Pesquisas apontam também que a cada cadeira doada, ao menos 10 pessoas se beneficiam de forma direta. Esse programa ajudou muitas pessoas de forma direta, dando a possibilidade de locomoção, uma auto-estima mais elevada e auto-suficiência.
A iniciativa das “cadeiras de rodas” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já aconteceu em mais de 80 países no mundo e tem como objetivo melhorar a mobilidade, a saúde e as oportunidades educacionais e de emprego das pessoas portadoras de deficiência.