SIMTED Coxim participa do 27º Congresso Estadual da FETEMS em Bonito
25 SET 2019 • POR Assessoria • 14h23 27º Congresso Estadual da FETEMS Professora Maria Ildonei de Lima Pedra-
“Educação se faz com Democracia, Conhecimento e Valorização”- rumo ao Centenário Paulo Freire . Realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na cidade de Bonito. O congresso estadual acontece a cada três anos. Estes três dias de debates e discussões foram de suma importância para que a categoria fizessem análise da Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual e os Desafios para a Democracia e para os Trabalhadores e as Trabalhadoras.
O debate foi intenso e levantou diversas questões em torno da conjuntura atual. Delegadas e Delegados se manifestaram ao final das palestras, enriquecendo ainda mais o evento. Os palestrantes finalizaram fazendo suas respectivas considerações quanto às demandas. Após a discussão, estes trouxeram inúmeras propostas para a construção de um plano de luta dos (das) Funcionários (as) Administrativos (as) da Educação, professores, Aposentados e Aposentadas no Estado de Mato Grosso do Sul. As considerações fizeram com que os grupos reafirmassem, em conjunto, a necessidade de fortalecer a luta e novas possibilidades de resistência meio a tempos de retrocesso. Foi deliberado paralisação da educação estadual nos dias 02 e 03 de outubro, com a seguinte pauta:
- Realização de Concurso Público;
- Isonomia salarial entre convocados e efetivos;
- Eleiçôes Diretas para Diretores;
- Chamada de Concurso dos Administrativos;
- Politica Salarial para os administrativos
No período matutino a mesa de debates foi composta pelo Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira e Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde dos Trabalhadores em Educação da FETEMS), que intermediaram a debate. O palestrante Nivaldo Santana (Secretário de Relações Internacionais da CTB e Secretário sindical nacional do PCdoB), abordou a conjuntura Internacional. A conjuntura Nacional, por sua vez, foi tratada por Luiz Dulci, sindicalista. Por fim, o convidado Ronaldo Franco, assessor jurídico da FETEMS, discorreu acerca da conjuntura Estadual.
A Professora e Secretária dos Aposentados da FETEMS, Olinda Conceição da Silva, iniciou o segundo dia do evento com uma poesia, de sua autoria, que evidencia a força e a importância que os Trabalhadores da Educação Pública têm diante do contexto atual.
Em seguida, as alunas do programa “Dançar”, uma parceria entre a Escola Bonifácio Camargo Gomes e a Professora Rosana Barros Gabriel, realizaram uma apresentação de dança intitulada “Ao Mestre com carinho”.
Em nome da Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), a Professora Deumeires Morais (Secretária de Comunicação da FETEMS) convidou a família da professora Eloí de Lourdes Perin para que fosse feita uma homenagem. Fora rememorado a mulher aguerrida e dinâmica que lutou em prol da educação pública e pelo movimento sindical até o dia 24 de fevereiro de 2016, data do seu falecimento.
As alunas da Escola Bonifácio Camargo Gomes e a Professora Rosana Barros Gabriel realizaram mais uma apresentação de dança, nomeada “Aceitação”. Adiante, iniciou-se a mesa de debates com o tema: A Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual e os Desafios para a Democracia e para os Trabalhadores e as Trabalhadoras.
O debate foi intenso e levantou diversas questões em torno da conjuntura atual.
