Logo Diário do Estado

São Gabriel: Vereadores vão a Brasília buscar recursos

26 NOV 2014 • POR Assessoria de Imprensa • 10h18

Brasília, a Capital Federal acolheu representantes do município de São Gabriel do Oeste, nos dias 18 e 19 de novembro, que participaram de audiências com deputados federais e senadores sul-mato-grossenses com objetivo da obtenção de investimentos para São Gabriel do Oeste por meio da apresentação de projetos que possibilitem a liberação de recursos federais pelos parlamentares.
Participaram da viajem os vereadores Marcos Paz (PT), Guinter Maffissoni Guimarães (PR), Jeferson Tomazoni (PMDB), Juninho Gazineu (PROS), Leocir Montagna (PDT), Odair Junior (PMDB), Ramão Gomes (PROS) e Valdecir Malacarne (PV), acompanhados do prefeito Municipal Adão Rolim, secretário de Governo, José Luiz Ribeiro de Leon e da coordenadora de projetos Maria Eliza Serrou. Eles visitaram os deputados federais Akira Otsubo, Geraldo Resende, Antônio Carlos Biffi, Vander Loubet, Luiz Henrique Mandetta e o deputado federal eleito governador do Estado Reinaldo Azambuja e os senadores sul-mato-grossenses, Rubens Figueiró, Waldemir Moka e Delcídio do Amaral.
Durante os dois dias que estiveram presentes em Brasília, os vereadores  protocolaram diversos ofícios diretamente nos gabinetes dos senadores e deputados federais, com diversas demandas do Município. O alvo são as Emendas parlamentares encaminhadas ao Orçamento Geral da União onde os deputados podem opinar ou influir na alocação destes recursos públicos em função de compromissos políticos que assumirem junto aos estados e municípios.
Na oportunidade, os vereadores expuseram todas as dificuldades que a cidade enfrenta e a real necessidade destas emendas parlamentares para São Gabriel. As áreas priorizadas durante as visitas foram, principalmente, a infraestrutura; que, segundo os projetos apresentados,   solicitam a pavimentação asfáltica, recapeamento de ruas e maquinário para manutenção na área urbana e rural. No entanto, também foi  solicitado recursos financeiros para outras áreas, como Saúde, Educação e verbas para dar continuidade a construção do parque de exposições do Município.
Segundo os vereadores, esse papel tem surtido ótimos resultados, pois esses recursos adicionais contribuem para realização de obras nos mais variados setores, desafogando algumas áreas que não ficam totalmente dependentes dos recursos próprios do Município.
O presidente do Poder Legislativo Municipal,   vereador  Marcos Paz, falou em nome dos vereadores e afirmou que a visita trará bons frutos ao Município, “Fomos muito bem recepcionados por todos os deputados e senadores, estamos otimistas com o que ouvimos dos parlamentares, eles se mostraram dispostos a contribuir com emendas que vão ser fundamentais para São Gabriel”, salientou Marcos.
O prefeito Adão Rolim (PR) também mostrou-se positivo e agradeceu os esforços e a parceria dos vereadores, “Nossa vinda a Brasília, é sempre muito produtiva, queremos em 2015 contar com emendas garantidas através de nossos representantes, para que possamos aplicá-las em obras no nosso município. Agradeço os parlamentares que tem sido parceiros da administração e também os esforços dos nossos vereadores que nos acompanham nesta empreitada”, declarou Rolim.
Ainda durante a estadia na Capital Federal, a comitiva encaminhou-se a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para solucionar algumas pendências burocráticas que estavam impedindo o repasse de duas emendas. Uma delas encaminhada pelo deputado Antonio Carlos Biffi, no valor de novecentos mil reais para pavimentação asfáltica de Ruas Curicacas, Curruíras, Curió e suas transversais no bairro Jardim Gramado. E a outra emenda do senador Moka, no valor de quatrocentos mil reais para ser aplicado em infraestrutura urbana.