Logo Diário do Estado

Coxim contabilizou 30 casos de estupros de vulneráveis

13 NOV 2014 • POR Ana Flávia Dorsa • 10h10

Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos configura estupro de vulnerável, crime que contabilizou 30 vítimas em Coxim nos últimos dois anos conforme delegada Sandra Regina Simão de Brito Araújo da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM).
Os números podem ser bem maiores, porém as denuncias quase não chegam à delegacia pois na maior parte das vezes, os familiares não prestam atenção nos sinais das crianças, outros desacreditam da vítima e outros consentem  com o fato. A delegada acredita que enquanto chega à delegacia uma denúncia, vinte outros casos estão ocorrendo.
“O número de estupros de vulneráveis em Coxim é alto e as famílias muitas vezes não ajudam. Além de em algumas o descuido ser nítido, ainda tem familiares que desprezam o depoimento da vítima, ignoram pelo fato de serem crianças ou preferem não colocar em risco a conduta do abusador que às vezes é um familiar próximo”, relata a delegada. 
Sandra reclama até da conduta do Ministério Público que não tem o tato para tratar do assunto, coloca em dúvida o depoimento da vítima, pois são casos complicados e complexos que exigem cuidado e sensibilidade para serem tratados. 
“Também há casos terríveis que as mães sabem que o padrasto abusa dos filhos e não fazem nada. Já teve episódio que mandei prender a mãe, pois depois de cinco anos preso, o autor do estupro de sua filha e seu companheiro foi recebido pela genitora para conviver novamente na casa e ao lado da vítima” conta a delegada.
Segundo a delegada, as denúncias são muito importantes para combater esses abusos, sendo assim disponibiliza o telefone da delegacia 3291-1338 e o disque 100 para que os anônimos denunciem esses crimes que estão sendo tratados com prioridade pela DAM. Vale ressaltar que grande parte desses abusos acontecem dentro das famílias e segundo a delegada, nos últimos meses uma onda destes casos foi registrado na cidade. 
Estado - Mato Grosso do Sul registrou 1.263 estupros no ano passado e ocupa a vice-liderança nacional no índice de casos por habitantes. Os dados constam no mapa da violência, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em média, ocorre um estupro a cada sete horas no Estado.