Adolescentes devem tomar a 2ª dose da vacina do HPV
11 NOV 2014 • POR Carlos Pires • 10h02O Ministério da Saúde (MS), por meio das secretarias estaduais e municipais, tenta identificar meninas da faixa etária entre 11 e 13 anos que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV). Dados do MS indicam baixa adesão neste segundo momento da cobertura vacinal.
No primeiro mês de aplicação da segunda dose, cerca de 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos segundo estatísticas do MS. A 2ª dose começou a ser aplicada no dia 1º de setembro.
O último balanço mostrou que, desde o dia 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente 4,5 milhões de meninas receberam a 1ª dose da vacina, o que representa 92,6% do público-alvo.
O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os últimos dois subtipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.
Cada adolescente deve tomar três doses da vacina para completar a proteção sendo a 2ª, seis meses após a primeira e a 3ª, cinco anos após a primeira dose.
