operação lava jato
Seis pessoas são presas na 48ª fase da Lava Jato
23 FEV 2018 • POR G1 • 08h40A Polícia Federal (PF) prendeu temporariamente seis pessoas na manhã de ontem, na 48ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Integração. Um dos presos é o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER-PR), Nelson Leal.
Esta é a primeira fase da Lava Jato em 2018 e, conforme a PF, apura crimes como corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na concessão de rodovias do Paraná. Nelson Leal nega as acusções.
Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão em três estados, além do Paraná. Foram feitas buscas, nesta manhã, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. Ao todo, 55 ordens judiciais foram expedidas.
Segundo o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernandes Santos Lima, esta nova fase da operação tenta mostrar as "reais causas" do usuário pagar preços tão elevados pelo serviço público. Foram presos
Nelson Leal Júnior - diretor-geral do DER-PR
Oscar Alberto Gayer da Silva - ex-funcionário do DER-PR
Wellington de Melo Volpato - sócio da Eco Sul Brasil Construtora
Helio Ogama - diretor-presidente da Triunfo Econorte
Leonardo Guerra - administrador da empresa Rio Tibagi
Sandro Antônio de Lima - funcionário da Econorte
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, determinou o bloqueio de até R$ 20 milhões dos investigados.
"Considerando os indícios do envolvimento dos investigados em vários episódios de intermediação de propina e de lavagem de dinheiro”, explicou o juiz.
