Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a 36ª melhor universidade do Brasil, enquanto a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ocupa o 72º lugar e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aparece em 99º, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF).
Além disso, a UFMS aparece como a 3ª melhor da região Centro-Oeste e a 1ª de Mato Grosso do Sul, entre públicas e privadas.
As principais universidades privadas do Estado também aparecem no ranking. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é a 73º melhor do País, enquanto a Uniderp/Anhanguera fica em 178º.
O ranking, realizado pela Folha de São Paulo, avaliou 203 instituições públicas e particulares e leva em consideração os seguintes indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
O curso de Agronomia, campus de Chapadão do Sul, da UFMS, obteve a melhor colocação, conquistando a 1ª posição do Estado, a 3ª do Centro-Oeste e a 14ª do Brasil.
Já os cursos de Zootecnia, Jornalismo, Medicina Veterinária e Artes Visuais alcançaram a 19ª, 21ª, 24ª e 27ª posição do País, respectivamente.
MELHOR DE MS, BRASIL, AMÉRICA LATINA E MUNDO
A UFMS já foi listada outras diversas vezes como uma das melhores da América Latina e até mesmo do mundo.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado em 16 de outubro de 2024, a UFMS foi listada, mais ua vez, como uma das melhores universidades da América Latina. De acordo com o QS World Rankings, a instituição ocupa a posição 161-170 no ranking internacional.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado em 17 de maio de 2023, a instituição foi considerada a 27ª melhor universidade do Brasil, 20ª entre as federais brasileiras, 3ª do Centro-Oeste e a 1ª de MS, de acordo com o ranking internacional Center for World University Rankings (CWUR).
Em 2022, a instituição também ocupou a 27ª posição no ranking CWUR das melhores universidades brasileiras e a 1.149ª entre as melhores do mundo.
A UFMS foi apontada seis vezes consecutivas como uma das melhores universidades do mundo, no ranking World University Rankings 2022, da Times Higher Education (THE).
O ranking internacional QS World University, realizado pela analista britânica de Educação Superior, QS Quacquarelli Symonds, apontou a UFMS como uma das 160 melhores universidades da América Latina. A instituição ocupa a posição 151-160. Entre as universidades brasileiras, a UFMS ocupa o 46º lugar no ranking.
A UFMS ainda está entre as mil melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking acadêmico de universidades mundiais, divulgado pela Shangai Ranking Consultancy. A UFMS ocupa a posição 901-1000 entre as melhores universidades do mundo e o 21º lugar entre as universidades brasileiras.