Kethelen Nayara Almeida Barbosa, residente no bairro Piracema, em Coxim, está organizando uma campanha para realizar o sonho de fazer um transplante de rim. Atualmente com 24 anos, ela tem passado por tratamentos de hemodiálise quase diariamente desde os 17 anos. Por isso, busca arrecadar R$ 20 mil para custear uma cirurgia em Santa Catarina.
Em entrevista ao MS Norte, Kethelen compartilhou que sente seu corpo enfraquecendo, a ponto de recentemente romper o tendão de um dos joelhos. Ela explicou que está na fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde), porém a disponibilidade de procedimentos é limitada e a demanda de pacientes é alta, deixando-a sem previsão para a operação.
Atualmente, Kethelen realiza hemodiálise no Hospital Regional de Coxim. "É uma luta diária, são 4 horas de hemodiálise por dia, já há sete anos”, explicou. Diante da demora, ela decidiu iniciar uma vaquinha online e uma rifa para arrecadar fundos para realizar o transplante em Santa Catarina, que está avaliado em R$ 20 mil.
“Fui orientada a pesquisar e vou para Joinville. Já tenho onde ficar lá, mas os custos do procedimento são altos, por isso, lancei a vaquinha e espero contar com a ajuda dos amigos de Coxim, para que na próxima vez que eu aparecer eu possa já estar transplantada”, disse. As doações podem ser feitas diretamente pelo PIX dela (CPF: 05767242119).