Diálogo e Transformação: O Papel da Secretaria de Educação em Coxim
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Sexta-feira | 18 de Outubro de 2024    09h29

Diálogo e Transformação: O Papel da Secretaria de Educação em Coxim

Através da educação especial e inclusiva viu nascer dentro de si uma luta sobre a igualdade de direitos, autora do livro: CADA CASO É UM CASO Caminhos para a inclusão no ensino comum.

Fonte: (Glenda Melo/Diário do Estado)
Foto: Reprodução/Instagram

Nossa entrevistada da semana é a secretária Municipal de Educação de Coxim Michelle Muller Proença, 38 anos, casada com o também professor e pastor Douglas Proença, mãe do Luiz Felipe e Laura Helena, seus maiores tesouros. Conheça um pouco da história de amor e dedicação de uma mulher pela Educação e Educação Inclusiva.

MICHELLE ALVES MÜLLER PROENÇA é Mestre em Educação pela (UFMS/PPGEdu). Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Especialista em Neuropsicopedagoga Clínica. Cursando Pós graduação em Gestão Pública. Graduada no curso de Letras pela (UFMS/CPCX), do qual atuou como pesquisadora pelo Programa PIBIC/CNPQ. Graduada em Pedagogia. Atuou como professora colaboradora no Curso de Letras da (UFMS/CPCX) (2009 – 2010) e professora substituta (2020-2021). Atuou como professora /orientadora da Pós-graduação em Docência Educação Infantil MEC-UFMS-SEB, turma Coxim-MS (2011 - 2012). Atualmente é secretária de Educação do Município de Coxim.

Jornal Diário do Estado: Secretária, gostaria que a senhora começasse contando um pouco sobre quando a senhora descobre esse amor pela educação.
Michelle Muller:
Glenda, desde muito nova eu já gostava de ler e escrever, eu estudei na zona rural por muitos anos até que precisei deixar o campo para vir para cidade para concluir meus estudos, mas desde criança eu já gostava de ler, terminava minhas lições em sala de aula rápido para que eu pudesse pegar meus livros para ler, gostava de ficar na biblioteca da escola lendo, não via a hora passar, a leitura me transportava para lugares inimagináveis, com certeza tudo começou na minha infância e adolescência.

 Diário do Estado: Para a senhora, a educação mudou muito ao longo dos anos?
Michelle Muller:
Mudou muito, não vemos nos dias de hoje o respeito aos professores, meus pais me ensinaram que o mesmo respeito que tínhamos por eles, deveríamos ter pelos professores na escola, em casa não era admitido qualquer forma de desrespeito aos professores, respeitá-los era quase que um mandamento em casa, hoje acompanhamos como muitos professores têm sofrido. É comum vermos professores sendo xingados e até agredidos em sala de aula, isso é muito triste, por que professor é aquele que forma todas as profissões, sem os professores não existiriam outras profissões, é muito triste acompanhar o declínio nesse contexto.

Diário do Estado: A senhora é formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, aqui mesmo no câmpus de Coxim, foi durante a graduação que essa escolha por se dedicar a educação começou?
Michelle Muller:
Como te disse foi muito cedo, mas durante a minha graduação eu digo que foi um divisor de águas, foi durante a minha graduação que me interessei pela educação especial inclusiva, foi quando eu me apaixonei e senti que meu chamado era esse, a educação especial inclusiva.

Diário do Estado: Bom, diante da sua caminhada na educação, por ter experiência e ser uma técnica no assunto a senhora foi convidada para assumir a pasta da Educação em Coxim, vamos agora falar um pouco sobre os serviços entregues pela sua pasta nos últimos anos, a primeira pergunta é: como chegou esse convite e foi um desafio?
Michelle Muller:
Bom, o convite foi uma surpresa, quando o prefeito Dr Edilson me chamou para conversar, pude falar um pouco sobre minhas experiências e a maneira que poderia agregar em sua gestão, fiquei muito feliz com o convite, poder contribuir com a educação, com a sociedade como um todo e impactar vidas positivamente através da educação e oportunizar um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens é o sonho de todo educador. Foi sim e ainda é um grande desafio fazer essa construção diária por melhorias, mas acredito que a gestão atual tem contribuído de maneira muito significativa para a melhora da educação em Coxim, claro que muito ainda precisa ser feito, como disse é uma construção, mas acredito que muito foi feito nos últimos anos por essa administração.

Diário do Estado: Ao assumir a senhora teve algum receio?
Michelle Muller:
Acredito que a palavra seja expectativa, não receio. Quando nos deparamos com algo novo é normal do ser humano criar muita expectativa e ansiedade em torno de um novo projeto, eu cheguei pronta para os desafios, mas com os pés no chão para saber que muita coisa precisava ser feita e que o maior desafio seria trabalhar por uma educação que todas as crianças e adolescentes de Coxim tivessem acesso, eu então comecei a me perguntar: como eu posso ajudar a construir uma educação especial inclusiva? por onde começar? Como melhorar a qualidade dos serviços oferecidos? Eu estava certa dos desafios, mas com muita vontade de fazer o melhor.

Diário do Estado: Hoje a rede municipal conta com quantas escolas  e quantos alunos?
Michelle Muller:
São 4 escolas municipais e 7 centros de educação infantil, além das escolas da zona rural, da fazenda Lambari e Distrito de Jauru, totalizando em Coxim 3.763 alunos.

Diário do Estado: Existe uma demanda crescente em Coxim secretária?
Michelle Muller:
Sim Glenda, a demanda em Coxim é crescente conforme a população cresce a demanda também, para você ter uma ideia, em 2021 eram 3.124 alunos na rede municipal de ensino, hoje, em 2024 são 3.763 alunos. A demanda aumenta e consequentemente temos que aumentar os serviços, e também aumentar o efetivo conforme a necessidade específica de cada local.

Diário do Estado: A prefeitura municipal de Coxim nos últimos 2 anos tem investido bastante na estrutura física e tecnológica das escolas e centros infantis, a senhora pode falar um pouco sobre isso?
Michelle Muller:
Como você disse grandes avanços foram feitos, às escolas e centros infantis receberam aparelhos de ar condicionado e mais 52 foram comprados recentemente, inclusive nossa preocupação e da administração do Dr Edilson devido ao calor extremo que tem feito esse ano as cozinhas das escolas também foram equipadas com ar condicionado e exaustores para que as nossas merendeiras tenham condições dignas para trabalhar, afinal elas trabalham nos fogões fazendo a merenda dos nosso alunos e elas também merecem ser cuidadas. Também foram compradas cadeiras e carteiras, além de materiais de uso permanentes pelos professores. Nosso compromisso é dar condições para que esses profissionais executem seu trabalho da melhor forma.

Diário do Estado: A senhora falou sobre dar condições aos profissionais da educação, quais condições são essas que a Secretaria de Educação tem oferecido aos profissionais
Michelle Muller:
Nossos professores tem recebido formações e o fortalecimento para que esse profissional que está atuando na sala de aula consiga entender suas demandas do dia a dia, que saiba como lidar com alunos com alguma situação que precise de mais atenção, cursos de formação também para TDHA, transtornos de aprendizagem e para que educação seja inclusiva e esse aluno receba todo atendimento que tem direito nossos profissionais precisam estar cada vez mais capacitados para isso.

Diário do Estado: Falando sobre educação inclusiva professora, como os alunos que precisam desse acompanhamento mais de perto são atendidos pelo município?
Michelle Muller:
Coxim hoje conta com 64 professores de apoio, que são aqueles professores que possuem formação para auxiliar a professora regente durante as aulas acompanhando os alunos que precisem dessa profissional, além disso a rede municipal de ensino possui uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, psicopedagoga e pedagoga que fazem toda a investigação com visitas domiciliares e entrevista com os familiares para entender qual a necessidade desse aluno, geralmente a família já possui um laudo que certifica que essa criança ou adolescente precisa de um professor de apoio em sala de aula para realizar as atividades

Diário do Estado: As escolas contam com outras ferramentas de suporte?
Michelle Muller:
Sim, existem as salas de recurso que é uma sala que os alunos que precisam de um acompanhamento o fazem no contra turno, neste espaço eles realizam atividades específicas e conversam com as profissionais que auxiliam nesse acampamento escolar, e a melhora nos alunos é muito significativa, recebemos diariamente relatos de mães emocionadas agradecendo e fortalecendo a rede de apoio.

Diário do Estado: A senhora acha que houve uma evolução no entendimento para as crianças que precisam de um atendimento mais específico?
Michelle Muller:
Muito, evoluiu muito, hoje no nosso município todos os alunos que fazem parte da rede que precisam de um acompanhamento seja ele um transtorno de aprendizagem, espectro autismo, TDAH, ansiedade, dislexia, enfim, todos são encaminhados assim que o professor identifica que esse aluno precisa de algum acompanhamento. Hoje todas as escolas da rede municipal de Coxim estão preparadas para receber essas crianças com todo suporte pedagógico que ela precise, como disse anteriormente nossos profissionais passam com regularidade por formações que auxiliam nesse trabalho dentro da sala de aula e um olhar mais apurado e sensível para nossas crianças.

Diário do Estado: Os professores de hoje estão mais atentos para esses casos de alunos da educação especial inclusiva?
Michelle Muller:
Sim, para eles como para todos nós tudo era novidade, como tratar os alunos que precisam de um pouco mais de atenção? Como fazer com que esse aluno se sinta incluído no meio escolar, por que ele tem esse direito, está lá na Constituição que toda criança tem direito a escola, eu digo sempre que o professor é o grande protagonista dessa história por que é ele que vai perceber que aquele aluno leva mais tempo para fazer uma atividade, ou que talvez ele não tenha feito, por que ele não socializa com as demais crianças, o professor se tornou um observador que vai conseguir identificar que a criança que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem , ou que não para quieta ou que não interage com seus colegas precisa de um acompanhamento. Assim como tudo que é novo precisamos nos preparar e nos adaptar, e assim com a educação especial inclusiva.

Diário do Estado: Existe uma parceria entre escolas e famílias?
Michelle Muller:
Glenda, os pais são grandes parceiros, quando a escola precisa acionar os pais, explica com muito carinho que talvez seu filho precise de um acompanhamento, claro que a primeira reação é  impacto, por que as vezes dentro de casa os próprios pais não identificam alguma coisa atípica no comportamento do seu filho, mas quando nossos profissionais conversam com esses pais com carinho e afetividade, eles chegam a agradecer e essa forma positiva que os pais reagem é importantíssima para o tratamento dos seus filhos. Os filhos se sentem amparados e apoiados pelos seus pais porque estimular essas crianças é sempre muito determinante nesse processo.

Diário do Estado: Secretária, a ansiedade entre as crianças e jovens tem se tornado uma preocupação por atrapalhar o desempenho das crianças nas escolas, como trabalhar isso se ao mesmo tempo a tecnologia é tão importante e também auxilia no âmbito escolar?
Michelle Muller:
Ótima pergunta Glenda, bom, vamos lá, a tecnologia usada de maneira correta é sim uma grande aliada tanto para jovens quanto nós adultos, mas quando esse uso é feito de maneira irresponsável, sem regras, sem controle e sem limites se torna um vício, um vício que segundo estudos recentes não possui cura. A tecnologia é primordial no processo de ensino, inclusive a prefeitura de Coxim tem reestruturado toda a parte tecnológica das escolas e centros infantis, isso é melhoria para ser usado de forma responsável para que os profissionais tenham mais qualidade para suas aulas, mas muitos casos de ansiedade são por conta do uso excessivo do celular. As pessoas estão tão viciadas, que ficam doentes, desencadeiam crises de ansiedade e depressão se são privados de usar a internet. Não existe mais tempo de qualidade entre as famílias, conversas saudáveis, as famílias não se sentam mais a mesa, ficam cada um no seu canto usando celular até durante as refeições. É preciso que exista responsabilidade para usar o celular, inclusive esse controle deve ser dos pais, quando e como a criança pode usar o aparelho, o que ela pode assistir. Infelizmente como tudo na vida existe o lado negativo e o lado positivo, cabe a nós agir com coerência para que isso não traga transtornos para nossa vida.

Diário do Estado: Projetos estão vindo por aí para as escolas municipais de Coxim ainda este ano?
Michelle Muller:
Sim, e projetos muito importantes. Nossa cidade já tem parcerias muito fortalecidas com o Governo do Estado e com o Governo Federal, o plano para a 1° infância é um projeto que vai unir Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Secretaria de Saúde, esse projeto por exemplo irá contemplar crianças de 0 a 6 anos de Coxim. O prefeito Edilson está muito empenhado para que o projeto tenha início, mas antes deveremos fazer uma audiência pública com a população coxinense para que todos possam conhecer mais sobre o projeto.

Diário do Estado: Qual tem sido o foco da Secretaria de Educação de Coxim?
Michelle Muller:
Temos conseguido alcançar os índices, fortalecer onde precisa ser fortalecido, investir na base, na valorização do profissional da educação, atender a demanda, desempenhando na sociedade local e principalmente para os estudantes da rede um ensino de qualidade e eficaz. Esse tem sido nosso foco que graças ao empenho do Dr Edilson, da secretária de gestão Veronildes Batista que tem nos ajudado com muitas conquistas, como a compra de novas geladeiras e fogões, as reformas que aconteceram nos centros infantis: Maria Santana, Zuleide Pompeu e escola Marechal Rondon. Temos feito um trabalho de formiguinha mas com o apoio de todos, temos resultados positivos.

Diário do Estado: É uma equipe que ajuda bastante?
Michelle Muller:
Sem eles seria impossível fazer um bom trabalho, a cidade cresceu muito, as necessidades, demandas, as diretoras das escolas e dos centros infantis, as professoras, as merendeiras, as meninas da limpeza, os funcionários das secretarias das escolas, são verdadeiros parceiros. Eles são o fio condutor para que a luz chegue nas crianças, ter essa equipe tão grande e especial acompanhando nosso trabalho é uma tranquilidade para mim por que sei que as crianças estão sendo bem cuidadas, e quero salientar aqui também Glenda, a equipe que trabalha comigo no dia a dia na sede da Secretaria de Educação, colaboradores especiais que não medem esforços, nem dia, nem hora para atender as demandas que chegam. A gente não faz nada sozinha, todas essas pessoas que citei são a base da educação em Coxim.

Diário do Estado: A Secretaria Municipal de Educação de Coxim sediou o 2°Encontro da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, com a participação do Conselho Tutelar, Creas, como foi esse encontro e quais as demandas foram colocadas em discussão?
Michelle Muller:
Foi um encontro de suma importância para Coxim por tratarmos de assuntos relacionados aos assuntos de interesse das nossas crianças e adolescentes, sobre seus direitos e o quanto o poder público tem feito sua lição de casa e cumprindo a lei e respeitando os direitos das crianças e adolescentes nas nossas escolas. Foi um encontro bastante proveitoso que nos mostrou que muito está sendo feito, o município de Coxim tem dado demonstrações através das melhorias feitas que está cumprindo seu dever em cuidar e proteger as crianças e adolescentes coxinenses.

Diário do Estado: Secretária, chegou o momento do nosso bate bola para que a população coxinense conheça a senhora mais um pouco, vamos lá?
Michelle Muller:
vamos lá !!!

Diário do Estado: Uma cor?
Michelle Muller:
Verde

Diário do Estado: Uma Música?
Michelle Muller:
Deus é Deus ( Delino Marçal)

Diário do Estado: Uma comida?
Michelle Muller:
Macarrão, massas em geral.

Diário do Estado: Uma alegria?
Michelle Muller:
Meus filhos e minha família

Diário do Estado: Uma dor?
Michelle Muller:
A saudade

Diário do Estado: Uma decepção?
Michelle Muller:
Pessoas egoístas

Diário do Estado: Uma gratidão?
Michelle Muller:
Deus

Diário do Estado: Um lugar?
Michelle Muller:
Minha casa

Diário do Estado: Uma pessoa preferida no mundo?
Michelle Muller:
Meu marido, meu grande apoiador e parceiro de vida

Diário do Estado: O que te irrita?
Michelle Muller:
Ignorância

Diário do Estado: Inclusão para você é?
Michelle Muller:
Amor

Diário do Estado: Amor para você é?
Michelle Muller:
Jesus

Diário do Estado: Paz para você é?
Michelle Muller:
Ver meus filhos bem, saudáveis e felizes

Diário do Estado: Fé para você é?
Michelle Muller:
TUDO

Diário do Estado: Uma frase?
Michelle Muller:
Tudo que você ver de bom em mim é Deus, tudo que você ver de ruim sou eu mesma.

 Diário do Estado: Gostaria que você fizesse suas considerações finais por favor Michelle
Michelle Muller:
Bom, antes de tudo gostaria de agradecer pelo convite em poder falar um pouco sobre o nosso trabalho na Secretaria de Educação de Coxim, gostaria de agradecer ao Dr Edilson pela oportunidade que me deu enquanto técnica de realizar meu trabalho, agradecer aos diretores, professores, funcionários como um todo de todas as escolas da rede municipal de Coxim pela parceria, agradecer a comunidade coxinense que confiou em entregar seu bem mais precioso, seus filhos em nossas mãos, desejo que possamos fortalecer e estreitar os laços entre escola, família e comunidade. Agradecer a equipe que junto comigo na Secretaria não tem medido esforços para entregar para população coxinense um bom trabalho e dizer, que quando fui convidada pelo Dr Edilson para assumir a pasta da Educação eu pedi a direção de Deus, e que Ele fizesse o melhor para mim e para cidade e que eu pudesse contribuir de maneira positiva para nossa sociedade, e até aqui o senhor me ajudou. E é assim que quero continuar minha história na educação, com responsabilidade e seriedade. Estamos á disposição de toda população coxinense, grande abraço.
 

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