Funtrab promove ações para integrar idosos ao mercado formal de trabalho
Sexta-feira | 08 de Novembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 04 de Outubro de 2024    09h39

Funtrab promove ações para integrar idosos ao mercado formal de trabalho

O envelhecimento ativo, conceito amplamente difundido por órgãos internacionais, é um dos pilares dessas iniciativas.

Fonte: (Cláudia Yuri, Funtrab/Assessoria)
Foto: divulgação

A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio de ações inclusivas e de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, tem buscado integrar os idosos ao mercado formal e informal de trabalho.
Através de suas unidades pelo interior do Estado(Casas do Trabalhador) e programas de qualificação profissional – MS Qualifica, a Fundação oferece orientações, cursos e intermediação de vagas, conectando pessoas idosas com oportunidades adequadas ao seu perfil profissional.
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a Funtrab esteve presente na Praça Ary Coelho e encaminhou os interessados ao Feirão da Empregabilidade da Funtrab, promovido nas terças-feiras. 
O aposentado Wilson Pedro de Souza, 65 anos, desempregado desde fevereiro deste ano, teve conhecimento do evento pelo noticiário da TV Morena. Ele tem experiência de dez anos como jardineiro e zelador, daí compareceu na Fundação com a esposa, obteve encaminhamento para duas empresas nessas funções e está muito animado
O envelhecimento ativo, conceito amplamente difundido por órgãos internacionais, é um dos pilares dessas iniciativas. Ele preconiza a participação contínua dos idosos na sociedade, não apenas do ponto de vista econômico, mas também social e cultural, garantindo que permaneçam produtivos e integrados à comunidade.
A expectativa de vida em Mato Grosso do Sul, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021, é de aproximadamente 76 anos. Esse número reflete o aumento contínuo da longevidade no Estado, resultado de avanços em saúde, qualidade de vida e acesso a serviços públicos de qualidade.
Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, as políticas desenvolvidas pela fundação refletem essa visão, incentivando empresas a valorizarem a experiência dos trabalhadores idosos, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado. “O mercado de trabalho para essa faixa etária enfrenta desafios específicos, como preconceito, mas também oferece oportunidades, principalmente em setores que valorizam a experiência e o conhecimento acumulado ao longo dos anos”, justifica. 
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.