Na manhã da última terça-feira 01 de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, deu-se início a mais uma edição do programa "Vencendo o Tabagismo", que já ajudou servidores da instituição a abandonarem o vício do cigarro.
Segundo Tatiana Bazan, gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, no ano passado foram dois servidores que conseguiram deixar o hábito de fumar. “A proposta é que a cada dia mais pessoas tenham conhecimento do trabalho, do tratamento, e possam aderir”.
"O Tratamento Completo e os Perigos do Cigarro Eletrônico" foi o tema da palestra de abertura apresentada pela especialista, Mirelle Cabreira. “A gente oferece a abordagem comportamental, mas também a terapia medicamentosa. Existem hoje muitos outros desafios, como é o caso agora do cigarro eletrônico, essas novidades também causam muito problema à saúde”.
A ioga é mais uma ferramenta proposta pelo programa e foi apresentada aos participantes pela professora Camila Vilar que afirmou que “a yoga ajuda muito a combater a ansiedade, a falta de foco, e muitas vezes os momentos de fuga, que é quando a pessoa quer acender o cigarro. A ioga ensina como entender através da respiração, do movimento, como você pode fazer esse caminho de volta”.
“O tratamento tem a duração de um ano, e os interessados podem aderir, a partir do momento que começa, porque não tem como entrar no meio do programa, é um trabalho de passo a passo, a gente tem encontros semanais, que se tornam quinzenais, e assim vai até que o servidor possa se sentir mais seguro” complementou Tatiana Bazan.