O voto é um dos pilares fundamentais da democracia. Por meio dele, a sociedade pode participar ativamente das decisões políticas e sociais que moldam seu futuro. A seguir, apresento alguns textos que exploram como o voto fortalece a democracia e por que ele é essencial para a manutenção de um sistema democrático saudável.
O voto é a principal ferramenta de expressão política de uma sociedade. Em uma democracia, o poder emana do povo, e é por meio do voto que os cidadãos escolhem seus representantes, aprovam ou rejeitam projetos e influenciam o rumo do governo. Esse processo fortalece a democracia ao garantir que o poder não esteja concentrado nas mãos de uma elite, mas sim distribuído entre todos os membros da sociedade.
O próximo domingo (6) será um dia importante não só para Coxim mas para todos os municípios do Brasil, pois serão escolhidos os gestores que irão administrar suas cidades de norte a sul do país, em Coxim são 26.741 eleitores aptos para votar nas eleições de 2024 segundo o Chefe do cartório eleitoral de Coxim Marco Túlio Teixeira.
Mas diante de tantas informações que chegam até nós, você sabe o que é permitido e o que não é permitido no dia da eleição? Se você não sabe, venha conhecer conosco informações preciosas que poderão ser importantes e muito úteis para você, eleitor.
Fomos buscar informações no cartório eleitoral de Coxim, direto da fonte para você, leitor Diário do Estado, e para esse dia, a Justiça Eleitoral tem uma norma que disciplina o que pode ou não ser feito, seja pelos candidatos ou pelos próprios eleitores.
Permissão
No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Proibição
A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.
Crimes
É considerado crime, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.
Responsabilização
Qualquer cidadão que tenha conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada. Juízas e juízes eleitorais poderão, a depender da natureza da infração, encaminhar as irregularidades para análise do Ministério Público.
Horário de votação em Coxim e seções que mudaram de endereço
O chefe do Cartório eleitoral de Coxim ainda reforça duas informações extremamente importantes a primeira: O horário de votação em Coxim será das 07:00 da manhã às 16:00 horas, outra informação extremamente importante é sobre a mudanças de algumas seções, foram elas:
As seções 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67 e 68 da escola Padre Nunes foram transferidas para a escola Silvio Ferreira.
As seções 69,70,71,72,73,74 e 75 da escola Padre Nunes foram transferidas para a.CEI Maria Santana de Araújo
Todas as seções da escola Santa Teresa (seções 77,89,92 e 100) foram transferidas para a escola Enom
Nós, enquanto canal de informação, não nos eximimos da nossa responsabilidade em manter a população Coxinense bem informada e atualizada, o jornal Diário do Estado diante da importância do acontecimento do próximo domingo 6 de outubro deseja para todos os eleitores coxinenses sabedoria, paciência e responsabilidade para exercer seu direito a democracia de maneira plena. Desejamos também ao TRE-MS sobretudo o cartório eleitoral de Coxim e seus funcionários através do senhor Marco Túlio Teixeira um pleito de paz em que a estrela do dia,“A democracia” prevaleça e a vontade soberana do povo e que a equipe do TRE de Coxim tenha um dia de trabalhos tranquilo. Que permaneça a vontade soberana do povo.
Boa votação para todos.