O ENTREVISTADO DA SEMANA é o Chefe de Cartório da 12ª Zona Eleitoral de Coxim/MS, Marco Túlio Pinheiro Machado Teixeira, 41 anos, casado, pai de 3 filhos.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e Pós graduação em Direito Público (2010) pela Rede de Ensino Luiz Flavio Gomes.
Concursado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul desde 2008, tomou posse no concurso em 4/07/2008 e exerce suas atribuições em Coxim desde então.
Eleições 2024, como estão os preparativos para as eleições municipais em Coxim faltando menos de 50 dias para o dia da votação, vamos conhecer um pouco sobre o importante trabalho do TRE na cidade e sobre a responsabilidade de conduzir esse momento.
Diário do Estado: Marco, como estão os preparativos para o pleito eleitoral deste ano de 2024 em Coxim?
Marco Túlio: Fazemos um trabalho durante todo o ano e não só em anos eleitorais, o Brasil possui o sistema mais eficiente e seguro de votação, o que acontece em ano eleitoral é que colocamos em ação aquilo que fazemos todos os anos.
Diário do Estado: Quantos eleitores estão aptos para votar nessa eleição em Coxim?
Marco Túlio: 26.741eleitores, sendo 13.086 homens e 13.655 mulheres aptos para eleição deste ano na cidade.
Diário do Estado: Com o trabalho de divulgação feito nos últimos anos sobre a importância da biometria no processo eleitoral, e com a rapidez que isso gera no dia da eleição, o resultado de pessoas que cadastraram a biometria respondeu a expectativa de vocês?
Marco Túlio: Sim, hoje em Coxim 80.78% dos eleitores foram cadastrados com a biometria, e mesmo aqueles que por algum motivo não realizaram a biometria poderão votar sem maiores problemas.
Diário do Estado: Como funciona a logística do TRE no dia da eleição?
Marco Túlio: A logística não é muito diferente daquilo que acontece no dia-dia, a diferença é que no dia da eleição temos horários para cumprir, tudo segue um cronograma muito organizado e sempre pontual respeitando o eleitor.
Diário do Estado: Quantos mesários irão trabalhar nesta eleição em Coxim?
Marco Túlio: Glenda, serão 400 mesários trabalhando nesta eleição em Coxim, também estarão em stand-bay mais 30 mesários suplentes caso algum falte no dia.
Diário do Estado: Em Coxim aconteceram algumas mudanças de colégios eleitorais, quais locais mudaram de endereço?
Marco Túlio: As seções 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67 e 68 do Padre Nunes foram transferidas o Silvio Ferreira.
As seções 69,70,71,72,73,74 e 75 do Padre Nunes foram para a CEI Maria Santana de Araújo.
Todas as seções da escola Santa Tereza (77,89,92 e 100) foram para a escola ENOM
Essa mudança aconteceu por conta da reforma que acontece na escola Padre Nunes que é o maior colégio eleitoral da cidade, foi preciso fazer esse remanejamento.
Diário do Estado: Sabemos que o dia da eleição é um período muito complicado, de muito serviço para vocês, existe alguma coisa que o preocupe mais neste período?
Marco Túlio: Não, como você disse nosso trabalho mais que dobra, talvez o que mais nos preocupa este ano seja a redução de pessoal, estamos trabalhando com nosso efetivo reduzido, claro que isso não atrapalha nosso trabalho, continuamos trabalhando com a mesma qualidade e seriedade, mas devido ao número reduzido de colegas isso demanda mais de nós.
Diário do Estado: Nos últimos anos, mais precisamente de 2018 para cá, notamos um aumento absurdo no uso das mídias nas eleições, redes sociais, agora neste ano vemos o uso de inteligência artificial nas campanhas dos candidatos, para o TRE, isso atrapalha ou ajuda?
Marco Túlio: Glenda, a tecnologia está aí cada dia mais presente em nossas vidas para usarmos de maneira responsável, claro existem pessoas que usam de maneira positiva e maneira negativa, na campanha eleitoral essa ferramenta tem sido usada cada vez mais, mas quero lembrar que existem regras, a internet não é terra de ninguém, o site do TRE disponibiliza tudo aquilo que pode ou não ser feito, tanto nas ruas, quanto nas redes sociais, isso vale para os candidatos e eleitores, é preciso usar com sabedoria e responsabilidade, um exemplo que vou dar é no caso de impulsionar uma postagem nas redes sociais, isso só pode ser feito por candidatos, um eleitor que fizer isso estará infringindo a lei, e lembrando que os órgãos fiscalizadores estão de olho.
Diário do Estado: Já que você citou fiscalização, quais os parceiros do TRE?
Marco Túlio: O ministério público nesta como em todas as eleições tem uma parceria bastante relevante para nós, é ele que nos ajuda fiscalizar, assim como as polícias, tanto a militar, quanto a civil, polícia federal e policia rodoviária federal. Existe um grande trabalho em equipe nesse sentido de coagir os que querem burlar a lei, existe também um aplicativo muito importante chamado “pardal” que nos ajuda com denúncia.Essa é mais uma ferramenta que podemos citar como bons exemplos desenvolvidos com ajuda da tecnologia para auxiliar nosso trabalho.
Diário do Estado: Você falou sobre o “Pardal” o aplicativo usado para fazer denúncias, gostaria que você falasse um pouco também sobre um outro aplicativo extremamente importante o e-Título.
Marco Túlio: Desde dezembro de 2017, está disponível para download por usuários de iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets o aplicativo móvel e-Título. Trata-se de documento digital gratuito que substitui o título eleitoral e dispensa a impressão de uma segunda via. O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, veio para facilitar a vida do eleitor, pois, nele, é possível acessar dados da zona eleitoral e a situação cadastral do votante em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais.
Outro benefício de baixar o e-Título é que os dados eleitorais do cidadão estarão sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Além do mais, evita deslocamentos até o cartório eleitoral para solicitar a segunda via do título eleitoral, uma vez que o aplicativo supre essa necessidade.
Vale lembrar que o título de eleitor impresso continua existindo com a mesma validade na versão original. O download do App é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store.
Diário do Estado: No dia da eleição, 6 de outubro, como o TRE começa o dia?
Marco Túlio: Glenda, é um dia bastante puxado para nós, 4:00 da manhã já estamos nas ruas, precisamos passar por todos os colégios eleitorais, conferir se está tudo ok com as urnas, pois as vezes alguma urna pode dar algum problema e então, precisamos providenciar a troca da urna antes da abertura dos portões, verificamos as instalações dos locais, desde banheiros até salas de votação, tudo é conferido para que não haja nenhum problema.
Diário do Estado: Para pessoas com alguma deficiência existe a fiscalização dos locais de votação para que possam estar aptos para receber esses eleitores?
Marco Túlio: Sim, todos os colégios eleitorais recebem vistoria para garantir que todos eles ofereçam acessibilidade para que nenhum eleitor fique impossibilitado de votar por conta de suas limitações.
Diário do Estado: Antes a votação começava 08:00 da manhã e terminava 17:00 horas, a mudança do horário desde a última eleição em 2018 é uma preocupação por parte do TRE?
Marco Túlio: Existe sim e vamos trabalhar com uma divulgação em massa por que infelizmente muitos eleitores se confundem com os horários antigos e na última eleição aconteceu de muitas pessoas chegarem no seu colégio eleitoral 16:30 e estar fechado, quero lembrar aos eleitores de Coxim e região que o horário para votação começa 7:00 da manhã do dia 6 de outubro (domingo) e vai até 16:00 horas, mas faremos divulgações nos veículos de comunicação de Coxim reforçando os horários.
Diário do Estado: Marco Túlio, quais os eleitores não faltam nas eleições?
Marco Túlio: Por incrível que pareça os idosos Glenda, no Brasil o voto é facultativo para pessoas a partir de 70 anos, mas acredite, eles não abrem mão de votar, são os primeiros a chegar, votam felizes, não temos problemas com eles, eles se sentem imensamente felizes em participar do maior movimento democrático do país, sem dúvida nenhuma eles são exemplos para muitas pessoas, enquanto muitas pessoas mais novas não fazem questão de votar e não participam do momento democrático mais importante do nosso país, eles estão dando show pela democracia.
Diário do Estado: O eleitor que levar o celular para cabina de votação, o que pode acontecer com ele?
Marco Túlio: Levar o celular para cabina de votação configura crime de boca de urna, ele será imediatamente encaminhado para as autoridades policiais, muitos gostam de levar o aparelho para a urna para tirar fotos e filmar o momento da sua votação, lembramos que isso é terminantemente proibido.
Diário do Estado: Quem têm o título suspenso?
Marco Túlio: O eleitor que ficou 3 eleições
seguidas sem votar.
Diário do Estado: Qual o maior inimigo de toda eleição?
Marco Túlio: Sem dúvida a desinformação Glenda, as pessoas propagam mentiras ao mesmo tempo que perguntar seria mais fácil, eu sempre digo que a desinformação é o grande mal dessa geração, nosso trabalho é feito com extrema responsabilidade e seriedade.
Diário do Estado: Você pode citar uma desinformação que atrapalha o processo eleitoral?
Marco Túlio: Olha, a mais grave no contexto de uma eleição é a mentira que inventaram sobre a urna eletrônica não ser segura, não ser confiável, essa é uma das maiores ignorâncias que eu já escutei, o sistema de votação do nosso País é o mais confiável que inclusive outros países copiam, essa é uma desinformação que sem dúvidas é o maior desserviço para nossa sociedade e que inclusive acredite ou não pessoas deixam de votar por conta disso.
Diário do Estado: Um conselho que você daria para aqueles que querem burlar ou atrapalhar de alguma maneira as eleições do dia 6 de outubro?
Marco Túlio: Não tentem, cumpram seus papeis com responsabilidade e ética, haverá um grande efetivo das polícias nas ruas de Coxim, inclusive na véspera da eleição e não só no dia da votação, a fiscalização será extremamente organizada e não passará pano para aqueles que pretendem de alguma forma atrapalhar as eleições 2024.
Diário do Estado: Caso os eleitores tenham dúvidas do que pode ou não pode, até mesmo sobre os candidatos, como devem fazer?
Marco Túlio: O site do TRE têm todas as informações que eleitores e candidatos precisam saber o site é o https://www.tre-ms.jus.br/ e também temos o telefone que está sempre ativo para sanar dúvidas (67)99678-4567
Diário do Estado: Suas considerações finais para nossos leitores e eleitores de Coxim .
Marco Túlio: Glenda, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui falando um pouco sobre nosso trabalho em Coxim, este é um período de bastante trabalho.
Nosso trabalho é feito durante todo ano para garantir a lisura e seriedade no processo democrático brasileiro, este é o momento de maior importância para o nosso país, deste momento definimos nosso futuro, o futuro dos nossos filhos, é preciso ter noção da responsabilidade que este momento significa para a construção da nossa cidade e do nosso país. Desejo para todos os Coxinenses sabedoria e responsabilidade para a escolha dos seus candidatos, torço para que tudo corra bem, de maneira ordeira e de muita paz durante todo esse processo. Agradeço a oportunidade e me coloco sempre a disposição de todos, grande abraço.