Após casos de óbitos por engasgamentos curso de APH explode em Coxim
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 26 de Julho de 2024    10h29

Após casos de óbitos por engasgamentos curso de APH explode em Coxim

A maioria das vítimas fatais são idosos e bebês.

Fonte: (Glenda Melo - Diário do Estado)
Foto: Arquivo Pessoal

O tipo de notícia que têm sido recorrente nos noticiários, o aumento nos números de casos de pessoas de todas as faixas etárias que morrem por se engasgarem cresce.
Você leitor do Diário do Estado sabia que o engasgo é a causa da morte de cerca de 3 mil pessoas por ano no Brasil segundo o G1?
Mais da metade das vítimas tinham acima de 65 anos. Da faixa de 0 a 4 anos, foram mortas 319 crianças.
A maioria das vítimas fatais são idosos e bebês.
Em 2023, pelo menos 2.000 pessoas morreram engasgadas no Brasil, e você, caso precise salvar alguém que esteja se engasgando saberia fazer as manobras necessárias? salvar vidas em caso da asfixia, você sabe? Pois saibam que as manobras podem ser determinantes entre a vida e a morte de alguém.

O que é o engasgo?
Quando a gente engole, movimentos coordenados da epiglote e dos músculos dentro da garganta encaminham o líquido ou a comida para o esôfago, que funciona como um tubo que vai até o estômago. A epiglote é uma válvula que fica na ponta da laringe. É ela quem evita a saída de ar e a entrada de corpo estranho enquanto engolimos algo.
Nossa reportagem foi conversar com um especialista em APH: APH é a sigla utilizada para Atendimento Pré-Hospitalar, aquele primeiro atendimento emergencial que ocorre geralmente fora do ambiente hospitalar. Esta é uma atividade fundamental para as vítimas de acidentes pois, muitas vezes, é neste momento que se evitam as fatalidades.
Manoel Virgílio da Conceição Júnior, 39 anos é socorrista há 9 anos na CCRVIA e também instrutor de APH, Manoel conta que nos últimos anos os cursos que ele dá de APH explodiram em Coxim pela necessidade das pessoas em poderem ajudar outras e principalmente sobre o que fazer quando aparecer uma situação de emergência.
Segundo O instrutor Manoel quando a epiglote falha em sua função, os alimentos, líquidos ou qualquer tipo de objeto estranho, ultrapassa a epiglote, alcançando a traqueia, ocasionando o bloqueio do ar. Por isso que, em alguns casos, o engasgo pode levar à morte por asfixia e, às vezes, pode até deixar a pessoa parcialmente ou totalmente inconsciente. É necessário saber que dependendo da gravidade do engasgo, este é uma situação de emergência médica, sendo necessário chamar o serviço de atendimento especializado em emergência o mais rápido possível; pode ser uma questão de vida ou morte! Em caso de engasgo por corpos estranhos como: moedas, pequenos brinquedos, pedra ou qualquer outro objeto pequeno, a manobra que se realiza é a conhecida mundialmente como Manobra de Heimlich. Esta manobra tem como objetivo realizar uma pressão positiva na região do epigastro (“boca do estômago”), a qual fica localizada dois dedos abaixo do fim do esterno (osso longo que une as costelas), colaborando com a desobstrução e consequente passagem de ar.
Manoel nos ensina como proceder em casos de engasgos, então daqui p frente preste bastante atenção nas dicas do especialista de como realizar a Manobra de Heimlich nos adultos e crianças maiores que um ano.

Manobra para 
crianças acima de 1 ano, crianças, 
adolescentes e adultos
Abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen
No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente
No caso de crianças, posicionar-se atrás, mas de joelhos
Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa
Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.
Em caso de pessoa inconsciente, não realize a manobra e contate imediatamente o serviço de emergência. 

Como realizar a manobra em crianças menores de um ano e bebês?
Bebê consciente- Coloque o bebê de bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões entre as escápulas (no meio das costas), depois, vire o bebê de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio), se conseguir visualizar o objeto, retire o mesmo.
Caso não seja possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as compressões até a chegada do serviço de emergência.

Bebê inconsciente- Deite o bebê de barriga para cima sem seu braço e abra boca e nariz, verifique se o bebê está respirando.
Se o bebê não estiver respirando, realize duas respirações  boca a boca, bloqueando a boca e o nariz.
Observe se há expansão do peito; em caso negativo, realize novamente a respiração
Contate imediatamente o serviço de atendimento de emergência.
Em todas as situações de primeiros socorros segundo Manoel é necessário manter a calma para poder agir com segurança e inteligência.
Caso você tenha interesse em fazer o curso de APH em Coxim, aprender a socorrer e como agir em casos assim o instrutor informa que abrirá mais 3 turmas para cursos de APH até o final do ano de 2024, entre em contato pelo telefone e agende seu treinamento: 67-99892-1061 Manoel Júnior.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.