Eleições municipais: convenções partidárias começam neste final de semana em Coxim
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 26 de Julho de 2024    10h05

Eleições municipais: convenções partidárias começam neste final de semana em Coxim

O PP, partido do prefeito Edilson Magro que tenta reeleição, realizará a sua convenção neste sábado 27, na toca do rato às 19:00 horas.

Fonte: (Glenda Melo/Diário do Estado)
Foto: Glenda Melo

Faltam menos de 80 dias para as eleições municipais de 2024 e as movimentações estão cada vez maiores.
Os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).  
Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções. Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para sair candidato, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.
Após especulações e incertezas as convenções acontecem neste final de semana e então saberemos de fato os nomes oficiais que disputarão a corrida pela prefeitura de Coxim e também os candidatos aos cargos de vereadores.
O PT realizou sua convenção ontem, quinta-feira, o partido Republicanos realiza nesta sexta-feira às 19:00 horas na Câmara Municipal de Coxim, já o PSDB fará sua convenção amanhã, sábado das 15:00 às 18:00 horas também na câmara de Coxim.
O PP, partido do prefeito Edilson Magro que tenta reeleição, realizará a sua convenção neste sábado 27, na toca do rato às 19:00 horas. O pré-candidato Edilson que aparece em todas as pesquisas na liderança conta com o apoio do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o atual Governador também do PSDB Eduardo Riedel, deputado estadual Júnior Mochi , e deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e muitos outros deputados estaduais e federais, assim como os senadores, entre eles a senadora Tereza Cristina, maior liderança do partido do PP e também o senador Nelsinho Trad (PSD), e fortalecendo ainda mais sua candidatura 10 partidos optaram por apoiar Edilson.
Sem dúvida as eleições de 2024 promete muita disputa e fortes emoções até sua reta final no dia 6 de outubro, quando os Coxinenses escolherão o prefeito e vereadores que os irão representar nos próximos 4 anos.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria do candidato a prefeito Pedro Rony (PRD) que nos informou que a convenção ainda não tem data definida.

Convenção
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).
A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.
Para participar das eleições, o interessado em concorrer deve estar em pleno exercício dos direitos políticos, ser filiado ao partido, ter naturalidade brasileira, ser alfabetizado e ter domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses. O cidadão também precisa ter idade mínima de 21 anos para concorrer ao cargo de prefeito e de 18 anos para o de vereador.
Iremos por aqui acompanhar e repassar para nossos leitores e população coxinenses todos os detalhes da disputa eleitoral 2024.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.