Em ação, Cointa adere à campanha Julho das Pretas e vai lançar série de vídeos de Mulheres Negras de
Sexta-feira | 22 de Novembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 19 de Julho de 2024    10h03

Em ação, Cointa adere à campanha Julho das Pretas e vai lançar série de vídeos de Mulheres Negras de

Neste Julho das Pretas, o Cointa reforça seu compromisso com a igualdade racial.

Fonte: (Cointa)
Foto: divulgação

O Cointa, Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, está participando ativamente da campanha Julho das Pretas, promovendo uma série de vídeos que vão destacar mulheres negras atuantes em diversas áreas da sociedade. Além de empreendedoras e microempresárias, os vídeos também vão mostrar a força e a resiliência de mulheres negras em setores como educação, saúde, e judiciário.
O Cointa se destaca como pioneiro entre os consórcios do país ao criar um conselho de promoção da Igualdade Racial. O Conselho Regional de Promoção da Igualdade Racial (PIR) foi oficialmente empossado em um evento significativo realizado em maio, no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL). O evento marcou a adesão dos 14 municípios integrantes do Cointa ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Cleiton Oliveira, coordenador adjunto do Cointa e responsável pela implementação do PIR, ressaltou a importância de construir políticas públicas de forma participativa: “Aprendi que para construir política pública ela não pode ser de gabinete, tem que ser das pessoas para as pessoas.”
Ele destacou ainda os desafios e impactos dessa política: “Nós tivemos uma série de identificações ao longo do caminho, do porquê tocar essa política de maneira associada e qual vai ser o impacto disso. Percebendo a natureza transversal dessa política, que permeia todo o nosso tecido social, não há maneira melhor do que de forma conjunta e cooperada. Isso vai permitir uma maior integração, principalmente nos desafios que mais afligem e que muitas vezes mais reclamam atenção e presença do Estado.”
O presidente do Cointa, Enelto Ramos da Silva, sublinhou a importância da promoção da igualdade racial como imperativo para o desenvolvimento sustentável: “Hoje, falamos sobre um tema que não apenas está no coração de nossas responsabilidades como gestores públicos, mas também na essência de nossos valores como cidadãos: a promoção da igualdade racial. Ao promover a igualdade racial através de consórcios públicos, fortalecemos a relação entre nossos municípios, multiplicando recursos e esforços para combater a discriminação racial e promover a inclusão.”
A adesão do Cointa ao SINAPIR é a primeira do Brasil, resultado de um esforço coletivo promovido pelo Procedimento de Gestão Administrativa do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) do MPMS. O promotor de Justiça Marcos André Santana Cardoso destacou a importância histórica dessa adesão como um esforço coletivo de enfrentamento às disparidades sociais.
A adesão dos municípios ao SINAPIR visa superar as desigualdades raciais e garantir a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa de direitos e combate à discriminação e outras formas de intolerância. O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) atua na implementação de políticas e serviços direcionados à superação do racismo em todo o território nacional.
Neste Julho das Pretas, o Cointa reforça seu compromisso com a igualdade racial. A série de vídeos vai ecoar vozes e celebrar conquistas de mulheres negras em todo o estado, mostrando exemplos de sucesso em diversas áreas. Essa iniciativa não só promove a conscientização, mas também ações concretas para a inclusão e igualdade racial.
O Cointa continua sendo um modelo de gestão e referência para outros consórcios sobre como promover a igualdade racial de forma eficaz e integrada. Essa campanha é mais um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Julho das Pretas
O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha. Todos os anos, a campanha traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.