Abrindo caminhos para mais mulheres: conheça a história de força e determinação de Adriana Nabhan
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 19 de Julho de 2024    09h25

Abrindo caminhos para mais mulheres: conheça a história de força e determinação de Adriana Nabhan

Adriana Nabhan,39 anos, casada há 10 anos com o policial militar Robson Parode, pais do Felipe de 9 anos e do recém chegado há 2 meses o pequeno Davi.

Fonte: (Glenda Melo/ Diário do Estado)
Foto: Arquivo pessoal - Adriana
Nossa entrevistada da semana é uma mulher que honra suas origens, se orgulha de ter vindo de origem humilde e vencido na vida pelos estudos e honestidade, seus maiores exemplos sãos seus pais e quando o mundo insiste em bater ela se lembra das lições da mãe Aparecida Mariano Nabhan e de seu pai Oswaldo Nabhan, já falecidos, e segue naquilo que ela diz serem suas missões: Cuidar de pessoas. Adriana Nabhan,39 anos, casada há 10 anos com o policial militar Robson Parode, pais do Felipe de 9 anos e do recém chegado há 2 meses o pequeno Davi. Vamos conhecer um pouco da história de vida dessa filha, mãe, esposa, irmã, amiga e vereadora pelo (MDB) em seu primeiro mandato. Servidora Pública Municipal Concursada Técnica da Vigilância Sanitária de Coxim Conselheira Tutelar por dois mandatos em Coxim Vereadora por Coxim - Legislatura 2021/2024 Formada em Direito Formada em Serviço Social Cursando Superior em Tecnologia em Gestão Pública Pós-Graduação em Projetos Sociais e Políticas Públicas Pós-Graduando em Saúde Pública em Ênfase em Vigilância Sanitária


Diário do Estado: Adriana, nos conte um pouco da sua história
Vereadora Adriana Nabhan:
É uma longa história Glenda, sempre fui desde pequena uma criança que gostava de estudar, aplicada nos estudos, meus pais eram bem rigorosos quanto a isso, cobravam de mim e dos meus irmãos que nos dedicássemos aos estudos, minha falecida mãe sempre nos dizia que a maneira de vencer na vida era pelos estudos e meus pais mesmo humildes, minha mãe do lar e meu pai pescador conseguiu formar os 7 filhos, motivo de muito orgulho para nós, sou muito grata aos meus pais todo valor que eles me passaram sobre a educação e sua importância, vidas são transformadas através dos estudos e eu e meus irmãos somos uma prova disso.

Diário do Estado: Você é uma pessoa muito ligada a sua família Adriana?
Vereadora Adriana Nabhan:
Sou!!! Minha família é tudo de mais importante que eu tenho na vida, eu não sou nada sem eles, não conseguiria fazer absolutamente nada sem eles, meus pais tiveram 7 filhos e 1 infelizmente faleceu, nem posso dizer que somos poucos porque não somos, somos muitos, família propaganda de margarina mesmo, nos reunimos sempre, sempre que dá procuramos estar juntos, rimos juntos, falamos alto, cantamos juntos, choramos juntos, uma dor que tenho todos os dias é dos meus pais não estarem nesses momentos de alegria e união que existe entre nós, me sinto triste do meu pai não ter me visto vereadora, ele me apoiava em tudo, estava sempre ali, me olhando com aquele olhar horas de reprovação, hora com aquele olhar de: olha, é minha filha!!! É uma dor diária não tê-los mais comigo. 

Diário do Estado: você acha que seus pais se estivessem vivos te apoiariam nesse caminho da política que você escolheu?
Vereadora Adriana Nabhan:
Tenho certeza Glenda, meus pais queriam ver sempre seus filhos felizes, não importasse a escolha, desde que fosse um caminho honesto, meu pai se estivesse aqui estaria me acompanhando em tudo, ele era meu maior incentivador, minha mãe também estaria me dando conselhos, palpites e me ajudando na tarefas com as crianças, eu não perdi só meus pais Glenda, perdi meus melhores amigos, meus maiores incentivadores, as pessoas que sei entrariam na frente de espadas por mim. 2016 foi o pior ano da minha vida, meu pai faleceu, 6 meses depois faleceu minha mãe, não sei como suportei tanta dor, senti meu coração dilacerado em perder tudo que era referência para mim de uma vez só, mas tenho certeza que eles estão juntos e orgulhosos da criação que eles me deram, e tudo que faço penso neles e que eu jamais quero envergonhar a memória deles.

Diário do Estado: Vamos mudar um pouco de assunto e vamos falar desse momento recente que você está vivendo da maternidade, a gravidez foi programada?
Vereadora Adriana Nabhan:
Então Glenda(risos), não foi programada, não foi nada programado, ainda mais em um ano eleitoral, tendo que dividir a vida entre afazeres no legislativo, de esposa, mãe, dona de casa, mas recebemos como benção de Deus e Davi chegou para nos unir ainda mais.

Diário do Estado: Adriana, você é formada em direito e serviço social, qual papel da suas formações na sua vida?
Vereadora Adriana Nabhan:
Glenda, meus pais sempre nos ensinaram o valor da bondade e honestidade, o olhar ao próximo, fomos criados em um lar que o amor pelo próximo, ajudar quem precisa, valorizar o que temos, foram os valores que meus irmãos e eu recebemos dos nossos pais, acredito que isso tenha me colocado neste lugar de olhar para o próximo e querer ajudar e transformar a realidade das pessoas da maneira que eu pudesse.

Diário do Estado: Vamos entrar na parte mais atual da sua vida, a entrada na vida pública, como foi? Você sempre teve interesse por política?
Vereadora Adriana Nabhan:
De jeito nenhum, nunca gostei de política, meu pai sim, não gostava de política, de falar sobre política e conversas envolvendo esse assunto, até que entendi que a política está em tudo que fazemos, em uma ida ao supermercado e o preço das coisas, em uma ida ao posto de saúde, se remédios estão em falta nos postos, se temos ou não médicos nos hospitais, se as ruas estão em condições de tráfego, tudo isso é política, mas só hoje eu tenho essa percepção, mas foi no meu trabalho como assistente social antes de ser vereadora que eu realmente descobri que a política poderia ajudar na transformação que eu queria fazer para nossa gente de Coxim.

Diário do Estado: O que o serviço Social te mostrou que poderia ajudar na gestão pública?
Vereadora Adriana Nabhan:
Tudo, eu passei a entender que as duas coisas caminham juntas e que o poder público pode ajudar muito mais oferecendo ferramentas e parcerias para que a população possa ser ajudada, vou te dar um exemplo Glenda: Eu no meu mandato como vereadora pude ir atrás de emendas com deputados estaduais e federais para Coxim, eu sem essa ferramenta política que é meu mandato teria mais dificuldade em trazer benefícios para população mais carente e para as necessidades da cidade, andamos em parcerias, ninguém faz nada sozinho, um mandato não sobrevive na individualidade, quem perde com egoísmo é o nosso povo, através do mandato de vereadora pude fazer muito mais por quem precisava.

Diário do Estado: E para uma pessoa que não gostava de política, como tentar uma cadeira na câmara municipal de Coxim caiu no seu colo?
Vereadora Adriana Nabhan:
Recebi o 1° convite para entrar na vida pública do presidente do partido Republicanos de Coxim, André Márcio, mas por uma questão de identificação me filiei ao MDB e fui eleita em 2020 com 492 votos.

Diário do Estado: Sendo eleita, como foi chegar ao ambiente que você mesmo diz nunca ter gostado?
Vereadora Adriana Nabhan:
Desafiador, minha mãe sempre me dizia uma coisa: “Adriana, as pessoas podem até querem te ver bem, mas nunca melhores que elas”, passei a entender essa fala da minha mãe quando tomei posse como vereadora, “eu era boba, ingênua, crua, achava que todo mundo ali queria meu bem, gostava de mim, eram amigos, comecei entender que quando você começa se sobressair você começa cultivar inimigos mesmo que essa não seja sua vontade, eu confiava nas pessoas, até que as coisas começaram a ficar mais claras para mim, e a política pode ajudar transformar vidas, mas também pode ser feia e um ambiente doente se você passa a lutar por coisas pelas quais outras pessoas não compactuem com você, eu entrei entusiasmada, com gás, querendo fazer tudo para melhorar a vida do povo Coxinense, até entender que uns estão ali pelo status, pelo poder que o cargo lhes confere, e outros como eu estavam ali para amenizar e fazer a vida do povo um pouco melhor. 

Diário do Estado: Adriana, todas as pessoas que entram para vida pública se espelham em alguém, principalmente os que estão começando agora, você se espelhou em alguém?
Vereadora Adriana Nabhan:
Sim, no Maranhão, cidade que morei por alguns anos para estudar e muita gente não sabe disso, existe uma parlamentar, deputada estadual Daniela (PSB) que é inspiração para mim, ela representa a força da mulher na política, a força, os desafios da mulher, a necessidade da parlamentar mulher se fazer ser ouvida, ter voz, ter vez, a busca incansável por respeito e respaldo na política Brasileira que nós mulheres passamos todos os dias, ela é incansável na luta por nossa legitimidade, é referência de força e obstinação.

Diário do Estado: Você já passou durante seu mandato por alguma situação de violência política?
Vereadora Adriana Nabhan:
Infelizmente sim Glenda, mas eu não sabia que aquilo que fizeram comigo era violência política, e muitas vezes isso se repetiu até que foram me falar que aquilo que estavam fazendo comigo era um tipo de violência política contra mulher, eu achava que aquele comportamento era normal e não era.

Diário do Estado: Pode nos contar o que aconteceu? 
Vereadora Adriana Nabhan:
Bom, estávamos em um reunião preparatória para a sessão que aconteceria logo mais, eu estava com direito da fala, um colega homem, me interpelou, me interrompeu de maneira brusca, falando alto e de maneira grosseira, foi então que após passar por situações como aquela por vezes anteriores, eu me direcionei a ele e disse:” O senhor aguarde sua vez por favor e me deixa terminar a minha fala e por favor não me interrompa mais !” foi a primeira vez que eu consegui me impor após várias vezes em que fui “desrespeitada”. 

Diário do Estado:  Você se arrepende de alguma coisa Adriana?
Vereadora Adriana Nabhan:
Me arrependo de ter sido ingênua e ter acreditado que as pessoas tinham por mim a mesma consideração que eu tinha com elas, hoje estou mais madura, entendendo meu papel ali dentro da Câmara municipal, meu compromisso é com o povo, com as pessoas que me elegeram, eles devem ser minha prioridade e aquela Adriana ingênua que entrou ali hoje não existe mais, estou mais consciente do meu papel e que a opinião que realmente importa é do eleitor que me confiou seu voto.

 Diário do Estado: Falando de conquistas do seu mandato, vamos falar de algumas que você considera importantes.
Vereadora Adriana Nabhan:
Foram tantas e tão importantes, meu mandato através de parcerias importantes conseguiu 6 carros para Coxim, prédio novo para nossa secretaria de assistência social, galeria rosa para homenagear e reconhecer as nossas vereadoras mulheres que já passaram pela câmara de Coxim e merecem esse reconhecimento, obras de infraestrutura, emendas impositivas, parques para nossas crianças em vários pontos da nossa cidade, autora de várias leis aprovadas para Coxim, entre elas a que instituiu a campanha agosto lilás para Coxim, semana municipal de combate  ao abuso e exploração sexual, criação do programa cidade limpa, Dia do Nordestino, Sinal vermelho contra a violência doméstica visando proteger nossas mulheres Coxinenses vítimas de violência doméstica entre outras, meu mandato preza pela qualidade, por trazer o máximo de melhorias para Coxim, é assim que tenho trabalhado e ainda quero continuar trabalhando, se a população Coxinense achar que mereço continuar meu trabalho.

Diário do Estado: Adriana, de 0 a 10 avalie seu mandato
Vereadora Adriana Nabhan:
Sem falsa modéstia Glenda, dou nota 10 e essa nota é por ter certeza que não me acomodei e corri atrás de melhorias para nossa população e trouxe sim grandes melhorias para nossa cidade, contribui com a administração do prefeito dr Edilson Magro e ainda tenho muito mais por fazer pela cidade.

Diário do Estado:  Adriana, você passou por um momento delicado agora durante sua gestação do Davi, você me disse que na câmara municipal de Coxim não existe no regimento que permite que a mulher vereadora se afaste do cargo durante a gravidez e após o parto, como foi passar por isso?
Vereadora Adriana Nabhan:
Glenda, foi bastante estarrecedor para mim saber que nós, mulheres vereadoras não tínhamos o direito de nos afastarmos nesse período de gravidez e não temos direito a licença maternidade como tantas outras mulheres, trabalhei durante toda minha gestação e 30 dias após o parto já retornei aos trabalhos na câmara e uma das minhas pautas será essa, que o regimento interno apoie e reconheça os direitos da mulher gestante.

Diário do Estado: Um dos seus projetos de leis mais novos é sobre os pontos de ônibus em Coxim como vai funcionar?
Vereadora Adriana Nabhan:
Coxim não possui rede de ônibus para transporte, mas possui os ônibus que buscam e levam estudantes para as escolas e universidades locais e zona rural, muitos desses pontos em que os estudantes esperam o ônibus não possuem a mínima estrutura, se quer uma cobertura para que os alunos se protejam do sol e do mal tempo, então a ideia é implantar esses pontos em locais que são os pontos onde os alunos aguardam para que os ônibus os peguem dando a mínima condição para que possam aguardar com mínimo de conforto, sentados e que não fiquem expostos ao sol escaldante de Coxim e ao mal tempo.

Diário do Estado: Quais locais esses pontos serão instalados?
Vereadora Adriana Nabhan:
Pontos estratégicos da cidade, aqueles que são rotas para os ônibus, bairros estes: Vale do Taquari, Vila Mariana, Senhor Divino, BNH, e demais localidades que houver necessidade, lembrando que todos com acessibilidade.

Diário do Estado: As lixeiras hoje espalhadas em toda cidade também foram frutos de projetos de leis de sua autoria certo?
Vereadora Adriana Nabhan:
Sim Glenda, nossa cidade precisava desse carinho e para que pudéssemos educar nossa população na questão ambiental, jogar lixo no lixo ainda é uma tarefa difícil em muitas cidades brasileiras e nós que somos uma cidade turística precisamos deixar uma boa impressão para todos os turistas que cheguem aqui, uma cidade limpa, bem sinalizada e sinal de progresso, de organização, portanto, manter a cidade limpa também é uma responsabilidade não só do poder público mas também de cada morador, a cidade não possuía lixeiras  e ajudar nessa transformação da nossa cidade também foi uma vitória do nosso mandato.

Diário do Estado: Você falou acima do potencial turístico de Coxim, para você, o que está faltando para fomentar ainda mais o turismo na cidade?
Vereadora Adriana Nabhan:
Sem dúvida publicidade Glenda, publicidade e mídias fazem uma grande diferença nos tempos atuais, porque sabemos da importância da informação hoje para o crescimento e desenvolvimento de toda cidade e aqui não é diferente, para expandir é preciso divulgar.

Diário do Estado: Como é a Vereadora Adriana Nabhan quando está em casa e não está no seu papel de vereadora?
Vereadora Adriana Nabhan:
Eu sou uma pessoas que gosta do meu canto Glenda, minha casa, minha família, moro na beira do rio na mesma casa que crescemos e a casa que meus pais viveram, gosto de pescar, fazer a comida para minha família, fazer a tarefa com meu filho Felipe, assistir tv juntos, preparar a comida que meu marido gosta, cuidar da minha casa, receber minha família e amigos em casa, eu sou feliz com as coisas simples da vida, crescemos na simplicidade, e quero criar meus filhos da mesma forma que fui criada, para que eles cresçam dando valor nas coisas que o dinheiro não pode comprar, como família, amor, união, amizades sinceras, saber com quem contar, reconhecer aqueles que nos amam verdadeiramente, independente do cargo que ocupamos, cargos são temporários e o poder transitório, o que fazemos de bom aqui que marcam realmente nossas vidas. 

Bate Bola com Adriana

Diário do Estado: Adriana, vamos fazer um bate-bola, topa?
Vereadora Adriana Nabhan:
Bora Glenda !!!!

Diário do Estado: uma música?
Vereadora Adriana Nabhan:
Velha infância (os tribalhistas)

Diário do Estado: Um lugar?
Vereadora Adriana Nabhan:
Minha casa

Diário do Estado: Uma saudade?
Vereadora Adriana Nabhan:
Meus pais

Diário do Estado: Um sonho?
Vereadora Adriana Nabhan:
Continuar sendo feliz e ajudar o próximo.

Diário do Estado: Um dia feliz é?
Vereadora Adriana Nabhan:
Estar com as pessoas que me fazem bem

Diário do Estado: Um dia triste é?
Vereadora Adriana Nabhan:
Quando recebo uma notícia ruim

Diário do Estado: Uma raiva é?
Vereadora Adriana Nabhan:
Quando vejo ingratidão

Diário do Estado: Um dia perfeito é?
Vereadora Adriana Nabhan:
Quando estou com a minha família

Diário do Estado: Uma lembrança?
Vereadora Adriana Nabhan:
São Luiz do Maranhão

Diário do Estado: Uma comida?
Vereadora Adriana Nabhan:
Peixe

Diário do Estado: Uma cor?
Vereadora Adriana Nabhan:
Amarelo

Diário do Estado: Um sentimento?
Vereadora Adriana Nabhan:
Gratidão

Diário do Estado:  Uma gratidão?
Vereadora Adriana Nabhan:
Todos que me ajudaram até aqui

Diário do Estado: Gostaria que você deixasse uma mensagem final para a população Coxinense.
Vereadora Adriana Nabhan:
Gostaria de agradecer do fundo do coração por essa oportunidade de contar um pouco sobre a Adriana que as pessoas não conhecem, a Adriana irmã, mãe, esposa, dona de casa, apesar de não tê-los mais fisicamente, mas filha que ainda segue os conselhos dos pais, a Adriana que chora, sente medo, joga bola, anda descalço, pega na enxada e ajuda o marido nas tarefas diárias com os cuidados da casa, que chora de alegria e tristeza, que se alegra e se decepciona, uma Adriana que sempre tenta deixar o melhor por onde passa, que erra muito também mas que sempre está ali para um amigo que precisa, que está pronta para cuidar do próximo mesmo que esse próximo seja um desconhecido. Essa é a Adriana que poucos conhecem, eu sou a “Dri” que ri alto, que gosta de dançar e ser feliz e principalmente eu sou a Dri que ainda têm muito para fazer por essa gente que eu amo, meu povo Coxinense, quero agradecer a oportunidade de estar aqui e falar para Coxim da maneira que eu talvez nunca tenha falado, obrigada ao jornal Diário do Estado por me deixarem contar um pouquinho de mim, da minha história e do meu mandato. Grande abraço para todo Coxinense e que jamais nos esqueçamos que BOM MESMO É COXIM !!!!

Mais imagens
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.