Já esqueceu de cancelar serviço após teste? Lei de Neno Razuk é aprovada na ALEMS
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quinta-feira | 20 de Junho de 2024    09h03

Já esqueceu de cancelar serviço após teste? Lei de Neno Razuk é aprovada na ALEMS

Quem nunca esqueceu de cancelar aquele serviço depois dos sete dias de teste? Agora o consumidor deverá ser lembrado e autorizar que essa cobrança .

Fonte: (Assembleia Legislativa - MS)
Foto: divulgação

Quem nunca esqueceu de cancelar aquele serviço depois dos sete dias de teste? Agora o consumidor deverá ser lembrado e autorizar que essa cobrança continue. Os deputados estaduais aprovaram o projeto do deputado estadual Neno Razuk que proíbe a renovação e a vinculação de dados do consumidor para a cobrança automática.
“Após o período de teste gratuito que é oferecido pelo prestador de serviços o consumidor deverá, obrigatoriamente, ser informado acerca do encerramento do serviço e terá também como optar pela renovação, desde que seja devidamente autorizado”, defendeu Neno sobre o PL.
Ainda conforme o projeto, caso o prestador de serviços efetue a cobrança automática poderá ser responsabilizado por ato ilícito e pelos prejuízos ao consumidor.
“Esta é uma prática muito comum das empresas, que vão oferecer serviços aos consumidores por um período de tempo, geralmente pelo prazo de uma semana e depois cobra automaticamente um serviço que a princípio seria gratuito. Muitas vezes o consumidor nem quer continuar com o serviço”. 
E em muitos casos, não se atenta quanto ao prazo que ele possui para usufruir do serviço gratuito e não percebe que, ao deixar de fazer o cancelamento do serviço, a contratação e as cobranças começam a valer de forma automática. “O Código de Defesa do Consumidor considera tal prática como conduta abusiva do prestador de serviços, vale ressaltar que, o fato de não ter se lembrado de cancelar  não pode ser interpretado como consentimento para que a contratação seja continuada”, finaliza.
O projeto agora vai para redação final e posterior sanção do Governador Eduardo Riedel.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.