Uso de drones no campo transformaram a agricultura e pecuária de MS
Sexta-feira | 14 de Junho de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 11 de Junho de 2024    09h13

Uso de drones no campo transformaram a agricultura e pecuária de MS

Assim surgiu a agricultura de precisão, a técnica que usa a tecnologia para aperfeiçoar ao máximo a produção de grãos

Fonte: (Gabrielle Tavares, Débora Ricalde, g1 MS)
Foto: Divulgação/Embrapa

Essencial para o tripé da sustentabilidade, atualmente a tecnologia é indissociável do campo, tanto para estimular e impulsionar a Governança ambiental, social e corporativa (ESG) quanto para facilitar a vida dos produtores. Em Mato Grosso do Sul, o drone tem feito parte da grande transformação da agricultura e pecuária quando o assunto é preservação ambiental e redução de gastos. 
Quando ainda não existiam celulares, computadores, tampouco inteligência artificial, as técnicas convencionais utilizadas na agricultura tratavam o solo como uma única unidade. Ou seja, toda a plantação recebia o mesmo tipo de tratamento, a mesma quantidade e formulação de adubos e fertilizantes. A adesão de softwares e algoritmos ao campo permitiu que cada pedacinho de terra fosse analisado de forma única e recebesse a quantia necessária de cada produto.
Assim surgiu a agricultura de precisão, a técnica que usa a tecnologia para aperfeiçoar ao máximo a produção de grãos - ou de pastagens, no caso da pecuária.
Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG), Alessandro Oliva Coelho, a tecnologia transcende a apenas o pensamento de "máquinas" e permeia em cada aspecto da atividade agrícola, desde o solo até a genética das plantas. 
Alessandro relatou ao g1 que, como produtor, utiliza o drone há dois anos e, apesar de lembrar a máquina de pulverização aérea, a ferramenta é hoje muito mais eficiente. 

"O drone tem o poder de pulverização mais eficiente, onde opera nos horários melhores, trabalha com um pessoal mais enxuto e com muita segurança para os aplicadores dos insumos necessários. E não somente na parte de agroquímicos, mas também na questão de pulverização de sementes", afirmou coelho.

Voos que economizam insumos
Assim como Alessandro destaca a praticidade do drone, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Mateus Figueirêdo Santos, aponta as principais utilidades que o novo maquinário proporcionou ao agronegócio de Mato Grosso do Sul

"A principal importância do uso de drones nos campos de pastagens e cultivos é na automação das atividades que são normalmente feitas nessas áreas, onde você vai utilizar um veículo não tripulado, diferente dos aviões. Com esses veículos é possível cobrir grandes áreas, em menos tempo, com custo menor e com uma maior precisão na realização dessas tarefas. Além disso, você pode ter informações em tempo real de como estão diversas condições da sua pastagem ou da sua lavoura", explica.

Com o uso da tecnologia, o produtor consegue maior eficiência na aplicação de insumos e evita desperdícios. Ou seja, o drone faz com que uma menor quantia de produto se transforme em maiores resultados.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.