Nova capitã do corpo de bombeiros de Coxim assume corporação
Quarta-feira | 03 de Julho de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 24 de Maio de 2024    10h09

Nova capitã do corpo de bombeiros de Coxim assume corporação

O Diário do Estado convidou a capitã para uma entrevista e prontamente ela nos atendeu para falarmos um pouco das ações em Coxim.

Fonte: (Entrevista concedida para Glenda Melo/Diário do Estado)
Foto: Glenda Melo

O Corpo de Bombeiros Militar executa sua missão através de intervenções operacionais de salvamento em acidentes ou em situações de risco, combate a incêndios e orientações à comunidade acerca dos perigos de incêndio, além da prestação de auxílios a comunidade e do atendimento pré-hospitalar ele também atua em casos de desmoronamentos, desastres naturais, salvamentos aquáticos e outras atividades de risco.
O 5º subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Coxim, responsável pelo município do norte do Estado e por uma área que compreende mais quatro cidades, parte do Pantanal e da BR-163, está sob novo comando. 
Em Coxim a nova Capitã do 5º subgrupamento do Corpo de Bombeiros Rayanne Pereira Brum Santos tomou posse no comando no dia 05 de abril de 2024.
O Diário do Estado convidou a capitã para uma entrevista e prontamente ela nos atendeu para falarmos um pouco das ações em Coxim.

Diário do Estado: Capitã, como foi para senhora assumir o comando em Coxim?
Capitã Rayanne: Eu sou nascida e criada na capital Campo Grande, cheguei em Coxim há pouquíssimo tempo, há pouco mais de 30 dias, confesso que a rotina do interior é mais tranquila, o povo mais acolhedor, fui muito bem recebida tanto pelo batalhão quanto pela população Coxinense, estou muito feliz aqui.

Diário do Estado: Capitã, como é a rotina da senhora no corpo de bombeiros?
Capitã Rayanne: Bom, como em qualquer outro batalhão, temos as ocorrências para atender, por Coxim ser uma cidade pequena o tempo de resposta ao chamado que nos chega é rápido, Coxim não é uma cidade como os grandes centros, em que as ocorrências não param, por isso conseguimos prestar um bom serviço com tempo de resposta rápido para população.

Diário do Estado: quais as ocorrências mais frequentes em Coxim?
Capitã Rayanne: sem dúvida nenhuma acidentes, principalmente entre carros e motos, aqui em Coxim acontecem muitos acidentes por ser uma cidade pequena entre carros e motos, não entre motos e motos ou carro e outro carro, mas sim por carros e motos, muitos acidentes na sua grande maioria por desatenção, por não respeitar as regras de trânsito, não prestar atenção na sinalização e isso acaba refletindo nos acidentes nas vias públicas.

Diário do Estado:  qual a segunda maior ocorrência em Coxim?
Capitã Rayanne: afogamentos, por se tratar de uma cidade com rios, e outros locais para lazer que possuem água as ocorrências também acontecem com uma certa frequência, muitas pessoas acham que por saberem nadar podem entrar em todo lugar para tomar banho e se divertir, mas não é assim, existem locais que são verdadeiras armadilhas e todos sabemos que não devemos brincar com a natureza, e sim respeitá-la, muitos casos aqui de afogamentos com morte poderiam ser evitados se as pessoas fossem mais cautelosas.

Diário do Estado: ocorrências por excesso de uso de álcool em Coxim acontecem?
Capitã Rayanne: Muito !!!!! o uso irresponsável do álcool hoje em dia não só aqui em Coxim mas no Brasil todo é um grande problema, as pessoas exageram no consumo de álcool, pegam seus veículos e saem para rua, causam acidentes muitas vezes com morte, bebem agridem seus companheiros, tanto homens quanto mulheres muitas vezes brigas entre casais e amigos por uso da bebida alcóolica têm como consequência morte, sem contar também nos atendimentos que fazemos em ter que encaminhar pessoas que passaram da conta na bebida para o hospital para tomar medicação, sim, o álcool continua sendo um causador de ocorrências.

Diário do Estado: Capitã, entramos no inverno, sabemos que os números de queimadas aumentam significativamente, quais as estratégias vocês pretendem usar para prevenir as queimadas no ano de 2024?
Capitã Rayanne: Glenda, esse para nós é um período bem preocupante por conta do tempo seco, do vento, esses dois fatores juntos são o maior combustível para as queimadas, e quero fazer uma observação: nas cidades do interior e Coxim não é diferente, existe a cultura ainda trazida pelos nossos antepassados das queimadas nos quintais, as pessoas juntam as folhas, lixos e queimam em seus quintais, eu quero lembrar que essa prática é proibida e passível de multa.
No inverno precisamos tomar muito cuidado principalmente com nossas crianças e idosos pois são eles que mais sofrem no inverno e acontecendo as queimadas os problemas respiratórios vem com mais força ainda.
Já temos a preocupação das queimadas no pantanal, nas vegetações, não precisamos alimentar mais essa preocupação na cidade, de pessoas que colocam fogo em terrenos baldios, abandonados colocando em risco inclusive a vida dos vizinhos e pessoas próximas desses locais, nosso atendimento aqui do batalhão de Coxim não é somente para cá, atendemos a zona rural, fazendas do pantanal, cidades vizinhas aqui da região norte, imagina se tivermos que parar atendimentos de risco de vida para ter que apagar incêndios dentro da cidade? É uma cultura extremamente prejudicial que precisa acabar.

Diário do Estado: qual a estrutura do batalhão em Coxim capitã?
Capitã Rayanne: Hoje o batalhão de coxim conta 10 veículos e 1 barco, para atender Coxim, as cidades do interior que são de nossa responsabilidade e o pantanal, contamos com 2 oficiais e o 1° tenente, o efetivo total é de 26 militares.

Diário do Estado: Capitã, suas considerações finais
Capitã Rayanne: Gostaria de agradecer a oportunidade que o Diário do Estado está me proporcionando de falar um pouco sobre o nosso trabalho e ações efetivas, agradecer pela acolhida que o povo de Coxim e dizer que o corpo de bombeiros de Coxim estará sempre disposição da população Coxinense.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.