Síndrome Respiratória Aguda Grave: casos aumentam em todo Mato Grosso do Sul
Sábado | 18 de Maio de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 03 de Maio de 2024    08h00

Síndrome Respiratória Aguda Grave: casos aumentam em todo Mato Grosso do Sul

Um recente boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) levanta uma questão preocupante para a saúde.

Fonte: Glenda Melo (Diário do Estado
Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Um recente boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) levanta uma questão preocupante para a saúde. 
O estudo do InfoGripe indica que o número de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está em ascensão, especialmente entre crianças, jovens e adultos. 
O aumento nas internações ocasionadas por outros vírus respiratórios, um aumento que se torna explicitamente claro ao se analisar especificamente o grupo das crianças.
Este aumento é atribuído à circulação aumentada de diversos vírus respiratórios, incluindo a influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.
No cenário atual, 23 capitais brasileiras registram um crescimento nos casos de SRAG. Entre elas, destacam-se Aracaju, Belém, Brasília e suas adjacências, Campo Grande MS, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.
Em Campo Grande MS houve uma explosão no número de casos nas últimas duas semanas de abril, no interior do estado não têm sido diferente, postos de saúde repletos de casos e hospitais lotados.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde:
Considerando o aumento dos casos a Secretaria Estadual de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul alerta quanto a circulação intensificada de vírus respiratórios, o período de sazonalidade que acontece nos meses mais frios do ano abril, maio, junho e julho.
Em Coxim, o Diretor do Hospital regional Devanir Rodrigues Pereira Júnior faz o alerta para população haja visto os números nos atendimentos nas últimas semanas, segundo o diretor houve um aumento significativo da população na busca por atendimento médico.
O Diretor do Hospital pede para que toda população Coxinense volte aos cuidados com a saúde, evitando locais que gerem aglomerações, a higiene como no ato frequente de lavar as mãos, uso de máscaras em locais fechados e uso do álcool em gel.
Este aumento sinaliza um desafio adicional para os sistemas de saúde, já pressionados por outros aspectos da saúde pública.
Outras cidades de MS Também registram aumento nos casos, não só em Coxim , e por mais que não seja obrigatório, a recomendação da Secretária Municipal de Saúde de Coxim é para quem puder, use máscara, mantenha a higiene das mãos e use álcool em gel, a secretária municipal de saúde em Coxim Leila Khol faz um apelo aos Coxinenses que sigam todas as orientações para que a situação não fique pior, ainda segundo a secretária uma reunião com os segmentos da área de saúde de Coxim já foi agendada para que ações sejam tomadas nos próximos dias para evitar o aumento no número de casos.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.