Morreu aos 96 anos, a primeira diretora da Rede Mato-Grossense de Comunicação (RMC), Antonieta Ries Coelho. A informação foi confirmada pelos familiares na manhã da terça-feira (23) e o sepultamento acontecerá em Campo Grande.
Nascida em Coxim, Dona Antonieta, como era conhecida pela RMC, foi funcionária do Grupo Zahran na década de 1960 e teve um papel importante na concessão das primeiras emissoras de televisão.
Ao lado dos irmãos Zahran, ela ajudou a organizar a documentação para que eles conseguissem a concessão da primeira emissora de televisão do grupo junto ao Conselho Nacional de Telecomunicações - antigo Contel - atual Ministério das Comunicações.
"Ele me telefonou e falou assim 'Antonieta, você está aí no Rio de Janeiro agora. Queria que você acompanhasse a documentação de um canal de televisão que eu requeri para Campo Grande [...] E ai, quando saiu a autorização eu falei, vou para Campo Grande levar essa autorização para funcionar a primeira estação de televisão, 14º ou 15º do Brasil, que é a TV Morena", contou Dona Antonieta, em entrevista para a jornalista Maureen Mattiello no especial de 50 anos da RMC.
Como primeira diretora da nova emissora, Antonieta ajudou a colocar a TV Morena no ar, em 25 de dezembro de 1960. No ano seguinte, ela mudou para Cuiabá, onde, novamente, ajudou a colocar mais uma emissora no ar.
Para colocar a TV Centro América no ar, era preciso vender pelo menos 1.500 aparelhos de televisão. Então Dona Antonieta e uma amiga foram as ruas da capital de Mato Grosso.
"Nós saímos de repartição em repartição [...] fiz um impresso, a pessoa assinava dizendo que futuramente receberia um televisor que ia pagar tantas prestações ou à vista", contou ela.
Na entrevista, gravada em 2015, Dona Antonieta lembrou com carinho de muitas histórias e pessoas que conheceu nos primeiros anos das emissoras.
Tanto em foto, quando em memórias, Antonieta guardava parte das histórias que viveu na RMC. Hoje, as emissoras se despedem de uma grande pioneira.
Velório
Conforme os familiares, o velório vai acontecer na Pax Real do Brasil, localizada na Av. Bandeirantes, 795 e o sepultamento no Cemitério Parque das Primaveras, com horário ainda a definir.