Polícia Científica de MS alcança reconhecimento internacional em análises forenses
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quinta-feira | 25 de Janeiro de 2024    09h14

Polícia Científica de MS alcança reconhecimento internacional em análises forenses

Na sua estreia no Ensaio de Proficiência da ONU em 2023, a instituição demonstrou sucesso ao identificar corretamente todas as substâncias presentes nas quatro amostras submetidas aos testes.

Fonte: (Maria Ester Rossoni, Comunicação Polícia Científica)
Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), obteve reconhecimento internacional ao alcançar uma notável aprovação no Programa de Proficiência do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na sua estreia no Ensaio de Proficiência da ONU em 2023, a instituição demonstrou sucesso ao identificar corretamente todas as substâncias presentes nas quatro amostras submetidas aos testes.
O Chefe da DQT, perito criminal Evandro Rodrigo Pedão, ressaltou que o desempenho da Polícia Científica no programa ICE evidencia a qualificação técnica dos servidores e o alto nível de excelência da instituição pericial sul-mato-grossense.
Ele destacou a importância do Programa Internacional de Garantia de Qualidade do UNODC, que tem sido uma referência desde 1995 para laboratórios forenses de toxicologia e análise de drogas em todo o mundo.
A diretora do IALF, Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, reconheceu a conquista e elogiou a excelência da equipe, afirmando que a certificação coloca a instituição entre os melhores laboratórios forenses do mundo.
José de Anchieta Souza Silva, coordenador-Geral de Perícias, parabenizou os colegas da Polícia Científica e enfatizou que o resultado reflete a competência, a capacidade profissional e o compromisso dos servidores com a ciência e a justiça, ressaltando o papel desempenhado pelo estado de Mato Grosso do Sul na elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade e aos órgãos de segurança, destacando a importância da precisão nos exames periciais quando estão em jogo a inocência ou a condenação de pessoas.
O resultado alcançado reforça o compromisso da instituição e do estado com a excelência e a precisão nas análises forenses, contribuindo significativamente para a justiça e a segurança da sociedade local e além-fronteiras.
Como funciona
O Programa de Garantia da Qualidade Internacional realiza anualmente testes de proficiência, nos quais laboratórios de toxicologia e análise de drogas de diversos países participam. Para se inscrever, os laboratórios devem comprovar sua competência técnica nas análises e obter aprovação em seu registro.
A certificação da ONU confere uma reputação de confiabilidade aos laboratórios, especificamente em relação às análises toxicológicas e de drogas. Além disso, contribui para padronizar os padrões de qualidade entre laboratórios, tanto a nível nacional quanto internacional, mediante a aplicação de critérios rigoroso
Números da DQT
Em 2023, a Polícia Científica, por meio do IALF, conduziu 15.369 exames toxicológicos definitivos, abrangendo substâncias como maconha, cocaína, haxixe, entre outras.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.