A judoca sul-mato-grossense Aléxia Nascimento conquistou hoje o título de campeã Pan-americana da categoria 48 kilos. Ele vem sendo monitorada desde 2019, quando passou a vencer as principais competições nacionais e internacionais, sendo inclusive atleta do projeto da Confederação Brasileira de Judô. Agora, ela entra na briga para estar na Olimpíadas de Paris na categoria adulta.
A campanha no Pan começou com vitória por ippon sobre a venezuelana Maria Gimenez, nas oitavas, e bateu a argentina Keisy Perafan, nas quartas-de-final. Na semifinal, a brasileira foi superior à colombiana Érika Lasso e venceu a luta nas punições (3-1) para chegar à final.
Na decisão, bateu Edna Carrillo para conquistar sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, aos 21 anos. Ela foi campeã do Pan Júnior de Cali, em 2021, e conquistou assim sua vaga no pan adulto.
“Estou muito feliz, mas ainda processando tudo isso. Fui a primeira pessoa a conseguir a medalha de ouro na categoria do judô e só tenho a agradecer ao Time Brasil, a CBJ, por ter me dado essa oportunidade e confiança, porque foi um processo muito longo chegar até aqui. Foram muitas derrotas, muitas alegrias”, celebrou Aléxia.