A primeira série de testes da pré-temporada de F1, semana passada em Barcelona, deixou mais questões no ar do que sugeriu as respostas que todos nós fizemos antes de os carros de 2018 irem para a pista pela primeira vez. Frio intenso, até mesmo neve, e chuva, um dia perdido, impediram pilotos e equipes de iniciarem a preparação para o campeonato como o planejado. A abertura será dia 25, em Melbourne, na Austrália.
A partir de hoje, a F1 terá mais quatro dias, no mesmo Circuito da Catalunha, para os pilotos e seus engenheiros realizarem as experiências desejadas e necessárias para conhecer melhor os novos monopostos. A boa notícia é a previsão meteorológica. Se não houver mudanças, serão quatro dias sem chuva, com temperaturas aceitáveis e sol a maior parte do tempo: 7 a 16 graus hoje, 5 a 16 amanhã, 9 a 15 na quinta-feira e 12 a 18 na sexta-feira.
De qualquer forma, são temperaturas que dificilmente serão enfrentadas ao longo das 21 etapas do campeonato, onde em geral faz mais calor. Mas é melhor que estar na pista com neve. Convém lembrar que a Pirelli produziu este ano pneus diferentes dos de 2017, eles são agora mais macios e com uma margem de temperatura, para disponibilizar o máximo de aderência, maior. E nada disso pôde ser verificado nos testes da semana passada.