quarta, 11 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
Diagnóstico que traçou uma análise detalhada da população sul-mato-grossense, identificando as áreas de vulnerabilidade e as necessidades específicas de cada região, é um instrumento estratégico utilizado pelo Governo do Estado para a promoção da inclusão social, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida. O assunto está em um artigo publicado na revista do Fonseas (Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social).
Assinado pela secretária de Estado da Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead-MS), Patrícia Cozzolino, pela Superintendente da Política de Assistência Social (SUPAS), Kamilla Terezinha Florêncio Nunes, e pela coordenadora de Apoio à Gestão do Sistema Único da Assistência Social, Cristina Barros de Miranda, o texto mostra os resultados e a importância desse raio-x para promover a inclusão social.
O diagnóstico foi realizado pela Sead, em parceria com a SID (Superintendência de Inteligência de Dados) e a Segem/Segov (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo).
Foram utilizados dados coletados em campo, abrangendo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com informações do CadÚnico e do programa Mais Social. A partir desse exame, foi possível construir o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social).
Esse instrumento se tornou fundamental para tomada de decisões e melhor direcionamento das políticas públicas. O IVS é composto por três dimensões principais: infraestrutura urbana, capital humano e - por último - renda e trabalho.
“A pesquisa de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso do Sul revela uma série de desafios que precisam ser enfrentados pela política de assistência social. A análise dos dados permite identificar áreas prioritárias e desenvolver um planejamento articulado em intersetorialidade com outras políticas públicas para atender às necessidades da população vulnerável. A implementação dessas políticas pode contribuir significativamente para a redução da vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida no estado”, diz trecho do artigo.
Em outro texto, publicado no final de novembro no jornal O Globo, o governador Eduardo Riedel lembra que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no País e, ao mesmo tempo, é o “mais próximo da desafiadora e até então distante fronteira da erradicação da pobreza extrema”.
Entre os principais programas sociais do Governo do Estado, por meio da Sead, estão o Mais Social, Cuidar de Quem Cuida, MS Supera e o Energia Social: Conta de Luz Zero. Dois deles - o Conta de Luz Zero e o Mais Social - estão recadastrando os beneficiários para garantir que o benefício chegue a quem mais precisa.
No caso do Mais Social, uma parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) leva qualificação, criando empreendedores e oportunidades de emprego e renda. Ao mesmo tempo em que garantem segurança alimentar, esses programas também promovem a mobilidade social para uma melhora efetiva da vida das pessoas.
Sociedade
Futura Policial Ambiental, Maria Eduarda conheceu instalações do Batalhão junto com seus pais
11 de dezembro de 2024
A Polícia Militar Ambiental, na tarde desta segunda-feira (09), fez parte de uma comemoração especial, atendendo a um pedido de aniversário que emocionou tanto a equipe de serviço quanto a jovem aniversariante, Maria Eduarda Rodrigues em Coxim/MS.
A guarnição foi convidada para fazer uma surpresa a Maria Eduarda, que completa 8 anos hoje, e que tinha o sonho de conhecer a PMA e ser no futuro também uma Policial Ambiental.
Maria Eduarda, acompanhada de seus pais Eduardo Rodrigues e Jessyka Carvalho, ficaram emocionados com a recepção transmitida à sua filha. Junto a eles, conheceram a estrutura da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, visitando as salas do comando, da administração, sala de operações, e o trabalho realizado pela PMA.
A comemoração aconteceu na Avenida Presidente Vargas, no bairro Mendes Mourão, e com entusiasmo, foi aguardada a chegada da equipe pela aniversariante. Ao ver os policiais, a criança ficou radiante e teve a oportunidade de receber um presente especial da guarnição. Ela também pôde tirar fotos ao lado dos militares e seus pais.
Eduardo expressou sua alegria e gratidão pela presença dos policiais, que trouxeram ainda mais brilho ao seu aniversário, em agradecimento à Policia Militar Ambiental, o pai disse: “Obrigado Capitão Anderson e todos os demais policiais aqui presentes, pela honrosa surpresa e dizer que estamos felizes por esse momento, não imaginei que seria tamanha felicidade a surpresa de vocês, pois vocês são referencias para ela e outras crianças",
FAMOSOS
Ravi, filho caçula de Viih Tube e Eliezer, segue internado. Há 15 dias hospitalizado, o bebê passou mal em casa e acabou na UTI. Desde então os médicos...
9 de dezembro de 2024
Ravi, filho caçula de Viih Tube e Eliezer, segue internado. Há 15 dias hospitalizado, o bebê passou mal em casa e acabou na UTI. Desde então os médicos estão à procura de um diagnóstico.
Nesta semana, a mãe de Viih Tube, a influencer Viviane Di Felice, usou as redes sociais para postar foto de Ravi nos Stories. Na imagem, o bebê apareceu tranquilo no colo da avó.
No domingo, 8 de dezembro, Eliezer comentou sobre o estado de saúde de Ravi.
“Hoje faz 15 dias que estamos vivendo tudo isso. Ainda não temos previsão de alta, mas estamos esperançosos. Amanhã é um dia importante, porque vamos reintroduzir o leite. Ele vai voltar a mamar e vamos ver como ele vai reagir. Ele está em jejum há bastante tempo. Nós tentamos fazer isso há alguns dias atrás e ele deu um susto na gente. Desde então, ele está sem comer. A expectativa dos médicos é que a gente consiga também avançar no diagnóstico, que ainda não temos. O que sabemos até agora é que é uma inflamação que foi a causa do quadro de hemorragia. Foi por isso que trouxemos ele pela primeira vez para cá. A gente não sabe o que causou essa inflamação”, disse.