A Tentação de Jesus
Sexta-feira | 22 de Novembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 20 de Fevereiro de 2015
A Tentação de Jesus

A PALAVRA
Evangelho segundo S. Marcos 1,12-15. 
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens, e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». 
A MENSAGEM
Inicia-se um tempo de graça na vida da Igreja e de todos que se dispõe a caminhar com o Cristo vencedor! A liturgia deste tempo Quaresmal, tem como propósito, despertar em nós, o desejo de mudança, de reaver os valores do Reino que às vezes deixamos de lado, por estarmos buscando os “valores” do mundo. Somos chamados a viver esse tempo com mais intensidade e espírito de fé, a transformar o nosso coração de pedra num coração de carne, num templo sagrado onde Deus possa habitar!
A tentação depois do batismo. Se, depois do batismo, fores atacado pelo perseguidor, o tentador da luz, tens material para a vitória. Ele irá certamente atacar-te, já que também atacou o Verbo, o meu Deus, enganado pela aparência humana que lhe escondia a luz incriada. Não tenhas medo do combate. Opõe-lhe a água do batismo, opõe-lhe o Espírito Santo no qual se extinguem todos os dardos inflamados lançados pelo maligno. […] Se ele te mostrar as necessidades que te oprimem – e não deixou de o fazer com Jesus –, se te lembrar que tens fome, não dês a entender que ignoras as suas propostas. Ensina-lhe o que ele não sabe; opõe-lhe a Palavra de vida, esse verdadeiro Pão enviado do céu e que dá a vida ao mundo. Se ele te estender a armadilha da vaidade – e usou-a contra Cristo, quando O levou ao pináculo do Templo e Lhe disse: «Deita-Te daqui abaixo», para O fazer manifestar a sua divindade –, toma cuidado para não caíres por teres querido elevar-te. […] Se te tentar pela ambição, mostrando-te, numa visão instantânea, todos os reinos da terra submetidos ao seu poder, e te exigir que o adores, despreza-o: ele não é mais que um pobre irmão teu. E diz-lhe, confiando no selo divino: «Também eu sou imagem de Deus; ainda não fui, como tu, precipitado do alto da minha glória por causa do meu orgulho! Estou revestido de Cristo; tornei-me outro Cristo pelo meu baptismo; cabe-te a ti adorares-me.» Tenho a certeza que ele se irá embora, vencido e humilhado por estas palavras. Vindas de um homem iluminado por Cristo, serão sentidas por ele como se emanadas de Cristo, a luz suprema. Estes são os benefícios que a água do batismo traz aos que reconhecem a sua força.
Nas palavras de  Jesus, endereçada a nós, neste tempo de graça,  há sempre um apelo de conversão! E todos nós sabemos que não é fácil percorrer o caminho da conversão, afinal, mudanças, é sempre um grande desafio, requer coragem, determinação, renuncias e acima de tudo, o constante exercício do perdão. Mas mesmo sendo um caminho difícil, vale apena segui-lo, afinal, não tem alegria maior do que retornar ao coração do Pai!
O pecado interrompe o nosso relacionamento com Deus, mas a porta do seu coração misericordioso, nunca fecha,  ela está  sempre aberta para nos receber de volta, basta querermos voltar!
No evangelho, vemos que Jesus foi tentado a desistir da sua missão, a trocar o projeto de Deus por bens materiais, mas a sua resposta foi imediata: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza: “Não tentarás o Senhor teu Deus”
O Filho de Deus, que se fez humano, enfrentou e venceu o inimigo por estar fortalecido no Espírito do Pai, Ele se manteve firme no propósito de levar em frente a sua missão: libertar a humanidade da escravidão do pecado!
Assim como aconteceu com Jesus, pode acontecer também conosco, a tentação do TER, do PODER, do PRAZER, está sempre nos rondando, é preciso estarmos sempre  vigilantes para não sermos pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, ela surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida, quando estamos enfraquecidos na fé, ou vivendo alguma dificuldade.
Para nos seduzir, o mal chega até a nós disfarçado do bem, por isto precisamos estar sempre atentos para não tornarmos presas fácies, deixando-nos enganar pelas aparências!
Ninguém está livre das tentações, elas estão presentes em toda parte, principalmente onde existe o bem. Para vencê-la, é importante estarmos sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé, munidos da arma mais poderosa que temos ao nosso alcance: a oração! Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “E não nos deixeis cair em tentação”... Todos nós, já passamos pela experiência de ser tentado! É a nossa resistência ao pecado, que não vai os deixar cair nas ciladas preparadas pelo o inimigo, indicando a nossa maturidade na fé! Que o Espírito Santo, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também e que nenhuma proposta do mundo, nos convença a trocar o SER pelo TER. FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Notícias Diocesanas
Na Quarta-Feira – dia 18 de fevereiro - a Igreja celebrou as Cinzas.
24 – Conselho de Presbíteros.
Março 2015    
02 a 06 – Retiro dos Ministros Ordenados (Rondonópolis).
06 a 08 – Encontro Diocesano de Coordenadores, Animadores e Mensageiros (Emáus)
10 a 12 – Conselho Permanente, em Brasília

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.