Quem é essa Mulher? O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,39-56)
Sexta-feira | 18 de Outubro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 16 de Agosto de 2024
Quem é essa Mulher? O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,39-56)

Quem é essa Mulher? O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,39-56) - Naqueles dias,
39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou:
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido,
o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor! MENSAGEM - Celebramos hoje a festa da ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas esse fato já era aceito pelos primeiros cristãos. Em Jerusalém, há duas igrejas de Nossa Senhora: da "Dormição", onde Maria teria morrido. Na cripta, aparece sobre uma mesa a "Virgem adormecida". do "Túmulo" de Maria, no Getsêmani, onde Maria teria sido enterrada. Ao lado do túmulo uma pintura da Assunção de Nossa Senhora. Essa festa nos convida a erguer o olhar para o céu, onde Nossa Senhora é glorificada em corpo e alma, junto a Jesus ressuscitado, e onde também nós somos esperados. A Igreja quer celebrar com essa festa o cumprimento do Mistério Pascal. Sendo Maria a "cheia de graça", sem sombra de pecado, o Pai a quis associar à ressurreição de Jesus. As leituras bíblicas da missa se relacionam com a festa: A Primeira Leitura fala de um grande SINAL: Uma MULHER vestida como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar. (Ap 11,19-12,1-6.10) - A "mulher" é a Igreja, o "dragão" significa o mal e o "menino" é Cristo. Todas as passagens das Escrituras referentes ao povo fiel a Deus podem ser aplicadas à nossa Mãe, Maria Santíssima. Eis porque essa é apresentada à nossa reflexão nesta solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Na Segunda Leitura, Paulo afirma que um dia todos serão glorificados. (1 Cor 15,20-27) Antes, Cristo ressuscitado como primícias dos que morreram. Depois os que foram de Cristo. E entre os que foram de Cristo cabe em primeiro lugar, sem dúvida alguma, Nossa Senhora. A Assunção é prenúncio da ressurreição final. O Evangelho apresenta essa MULHER agraciada por Deus, que vai visitar e servir sua prima Isabel para servir. (Lc 1,39-56) Isabel exulta de alegria pela presença da Mãe do Senhor e aclama: "Bem-aventurada és tu porque acreditaste!" Maria é bem-aventurada porque confiou na Palavra de Deus. A fé verdadeira não necessita de demonstrações, mas se concretiza pela adesão incondicional a ela.  No campo religioso: Deus derruba as autossuficiências humanas, confunde os planos daqueles que nutrem pensamentos de soberba, se inclinam para Deus e oprimem os homens. No campo político: Deus derruba os injustificáveis desníveis humanos, "abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes". Não quer aqueles que executam os povos, mas aqueles que estão a serviço dos povos para promover o bem das pessoas e da sociedade, sem discriminações raciais, culturais ou políticas. No campo social: Deus confunde a classe baseada no dinheiro e na riqueza. "Cumulou de bens aos famintos e despediu os ricos de mãos vazias", para instaurar uma verdadeira fraternidade na sociedade, porque todos são filhos de Deus. O Magnificat é um canto composto depois da ressurreição de Cristo, inspirado no canto da mãe de Samuel. Lucas o pôs nos lábios de Maria (1 Sm 2,1-11) A festa da Assunção é um sinal de ESPERANÇA - para todos nós que estamos a caminho da glória. Maria recebeu, por antecipação, o que Deus reservou a todos os que viverem a exemplo de Maria, com humildade, atentos às necessidades dos irmãos. Por isso, a Assunção não é apenas uma verdade para se crer, mas sobretudo um mistério para penetrar. É a meta final da minha humanidade, o desfecho inevitável da minha andança, da minha luta e do meu sofrer. É uma luminosa garantia de que também nós seremos o que ela já o é. Maria é Mãe de Jesus e nossa: A festa da Assunção de Maria nos mostra hoje a mãe que temos no céu, mas também o caminho que devemos seguir para chegar aonde ela já está. Nunca sozinhos, mas na comunidade dos discípulos e irmãos de Jesus, alimentados pela Eucaristia, e por ela conduzidos. A Assunção de Nossa Senhora é a festa da sua entrada na glória, da sua plenitude como criatura, como mulher, como mãe, como discípula de Cristo Jesus. Maria Modelo de Pessoa consagrada a Deus; Dentro do mês vocacional, hoje estamos lembrando a vocação religiosa. O Religioso e a Religiosa veem em Maria um modelo a ser seguido: Maria: uma mulher consagrada a Deus, um sinal de esperança para o homem. Como Maria, os religiosos também fazem uma consagração especial a Deus e aos irmãos e devem ser um SINAL de DEUS no meio do Povo. Rezemos pelas vocações religiosas, para que as pessoas consagradas continuem sendo ainda hoje no meio do povo: UM SINAL DE DEUS. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 18.08.2024
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.