"Eu sou a Videira" - Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 15,1-8)
Segunda-feira | 16 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 26 de Abril de 2024
"Eu sou a Videira" - Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 15,1-8)

"Eu sou a Videira" - Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 15,1-8) Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!
MENSAGEM - A Liturgia nos fala da UNIDADE profunda dos discípulos com o Ressuscitado, através da imagem da VIDEIRA verdadeira. Devem "permanecer" em comunhão de vida com Cristo e com a comunidade. Na Primeira Leitura, PAULO narra a experiência vivida por ele, para ser aceito na Comunidade. (At 9,26-31) - Três anos após a sua conversão, Paulo vai a Jerusalém para se encontrar com Pedro e se integrar com a Comunidade. Lá o antigo perseguidor encontrou um clima de medo e de desconfiança. Mas ele não se decepcionou, nem se afastou da comunidade, pelo contrário, "permaneceu" unido a Cristo e à Comunidade. Cristianismo não é só um encontro pessoal com Jesus Cristo, é também uma experiência de partilha da fé e do amor com os irmãos. Quem são os "Paulos", hoje? NÓS também, muitas vezes, podemos encontrar dificuldade para permanecer em comunhão com os irmãos de nossa comunidade: Diante das contrariedades, somos tentados a abandonar tudo… Nenhum motivo nos deve levar a renunciar à unidade… Quantas pessoas são vistas com reservas ou desconfiança na Comunidade e não encontram um "Barnabé" que acredite nelas! Sabemos acolhê-las com alegria e compreensão? Na Segunda Leitura, João ensina que a nossa fé se manifesta através das obras de amor. (1Jo, 3,18-24) Permanecendo unidos a Cristo, circulará também em nós a sua vida (seiva). No Evangelho, Jesus afirma "Eu SOU a Videira Verdadeira". (Jo 15,1-8) Essas palavras, numa ceia de despedida, representam o seu "Testamento". Na Bíblia, a imagem da "Vinha" é muito frequente: Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus, mas que não produziu os frutos esperados. E Deus, o vinhateiro, foi obrigado a abandoná-la, permitiu que fosse destruída… JESUS se apresenta como a "Videira verdadeira", capaz de produzir frutos, que Israel não produziu. Jesus é o tronco, nós somos os ramos e o Pai é o Agricultor. Ele cuida da videira, poda os ramos para produzirem mais. Os ramos secos ele corta e joga no fogo. Para dar FRUTOS, os "Ramos" precisam de DUAS COISAS: da Seiva da Videira, que é Cristo, pois "sem mim nada podeis fazer". O texto fala oito vezes em "permanecer em Cristo" e sete vezes em "dar frutos". Se não "permanecermos" unidos a Cristo, recebendo essa seiva, nos tornaremos ramos secos e estéreis, que serão cortados e excluídos... Poderão ser eficazes os nossos trabalhos pastorais, sem a seiva dessa videira e o contato com Jesus, através da oração? Da Poda: Quem não viu já a poda de um parreiral?... As gotas até parecem lágrimas chorando de dor pela poda..., dolorosa..., mas necessária... "para dar mais fruto". Sem a poda, poderá ter muita folha e pouco fruto... Permanecer em Cristo significa também perseverar com ele na prova... Aceitamos as podas? Quem são as tesouras? Deus, como trabalhador da vinha, se encarrega de fazer a poda. A sua Palavra põe às claras as nossas limitações e falhas… e PODA nosso egoísmo, o orgulho, a vaidade, a falsidade, a ganância... As pessoas afastadas: com críticas duras e ásperas contra a Igreja… Não poderiam se tornar uma poda salutar, ainda que muito dolorosa? As pessoas participantes: por motivos pessoais, também podem "podar"... Sabemos aceitar com humildade e tranquilidade? Os Familiares: "Gostaria de atuar, mas o marido (ou esposa...) não deixa..." Poderíamos resumir a mensagem de hoje em três Palavras: Um Apelo: "Produzir frutos…" Uma Condição: "Permanecer unido a ele".  Para isso, precisa: Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração. Jesus nos adverte: "Sem mim NADA podeis fazer". Devemos antes falar com Deus... para depois falar de Deus... Alimentar a nossa espiritualidade com esta "seiva divina", que é a graça de Deus, na escuta da Palavra, na prática sacramental... Uma Advertência: Cristão que não "permanece" com ele não dá frutos. Tornar-se-á então um "galho seco" que será cortado e jogado ao fogo... Isso acontece com aqueles que se separam de Cristo e da própria Comunidade. Hoje, Cristo continua produzindo frutos, que agradam ao Pai, por meio dos cristãos de nossas comunidades, que "permanecem" sempre unidos a Cristo. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 28.04.2024
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.